Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hermel, Erica do Espírito Santo-
dc.contributor.referee1Gullich , Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee2Revnalte, David Augusto-
dc.creatorAnjos, Caroline Santos dos-
dc.date2016-11-29-
dc.date.accessioned2017-06-13T19:32:02Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2017-06-13T19:32:02Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/355-
dc.description.abstractThe teacher must analyze and think about his / her practice, aiming at new directions that support in teaching and learning. One of these directions may be commercial movies, which allow for discussion and questioning in several subjects and broad both world and disciplinary issues showing a potential for education and both broad world issues as disciplinary ones, showing a potential for education and teaching Science and Biology. This research aims at analyzing the pedagogical potential of Bambi commercial Movie (USA, 1942) and Bambi II (USA, 2005) for ecology teaching, the contributions of this tool in the classroom and to bring forward considerations about teacher training. The research is a qualitative approach in Education, in which a descriptive and explanatory study related to cinematographic fiction was made. The methodological referral was given by contact with the film, watching it in different ways, with record in a diary and the choice of scenes for analysis. The categories defined after the analyses were: environmental, ecology topics and anthropocentric view. From the analysis it was possible to observe that the films present themes that can be worked in the classroom about environmental aspects as the care and conservation of nature, the contents of Ecology and on aspects of anthropocentric vision. Bambi and Bambi II movies show a potential for teaching, since they allow the understanding of life processes that happen in nature, the discussion of environmental and social issues can assist in the understanding of content and themes from Ecology area for the teaching of Sciences and Biology.pt_BR
dc.description.resumoO professor deve analisar e pensar sobre sua prática visando novos encaminhamentos que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Um destes encaminhamentos podem ser os filmes comerciais, os quais possibilitam discussões e questionamentos de várias áreas e questões amplas tanto de mundo quanto disciplinares mostrando-se potencial para a educação e ensino de Ciências e Biologia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do filme comercial Bambi (EUA, 1942) e Bambi II (EUA, 2006) para o ensino de Ecologia, as contribuições dessa ferramenta na sala de aula e apresentar reflexões sobre a formação docente. A pesquisa é de cunho qualitativo em Educação, na qual se fez um estudo descritivo e exploratório das referentes obras cinematográficas. O encaminhamento metodológico deu-se pelo contato com o filme, assistindo-o de diferentes modos, com registro em caderno de campo e a escolha de cenas para a análise. As categorias definidas após a análise foram questões ambientais, tópicos de ecologia e visão antropocêntrica. A partir da análise foi possível observar que os filmes apresentam temáticas que podem ser trabalhadas em sala de aula sobre aspectos ambientais como o cuidado e conservação da natureza, os conteúdos de Ecologia e sobre aspectos da visão antropocêntrica. Os filmes Bambi e Bambi II apresentam um potencial para o ensino, pois possibilitam a compreensão de processos vitais que o correm na natureza, a discussão sobre questões ambientais e sociais e podem auxiliar na compreensão de conteúdos e temas da área da Ecologia para o ensino de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-13T16:11:47Z No. of bitstreams: 1 ANJOS.pdf: 491180 bytes, checksum: dcfa77f639fb771f6430012e39fa0e59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T19:32:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANJOS.pdf: 491180 bytes, checksum: dcfa77f639fb771f6430012e39fa0e59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T19:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANJOS.pdf: 491180 bytes, checksum: dcfa77f639fb771f6430012e39fa0e59 (MD5) Previous issue date: 2016-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidátiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectObra cinematográficapt_BR
dc.subjectBambipt_BR
dc.titlePotencialidades pedagógicas do filme Bambi no ensino de ecologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANJOS.pdf479,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.