Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eliane Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referee1 | Boelter, Ruben Alexandre | - |
dc.contributor.referee2 | Uhmann, Rosangela Inês Matos | - |
dc.creator | Moura, Vanusa Zimmer de | - |
dc.date | 2019-11-29 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T13:32:30Z | - |
dc.date.available | 2020-02-14 | - |
dc.date.available | 2020-02-20T13:32:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3575 | - |
dc.description.abstract | It is important to discuss about Environmental Education (EE) in schools, as this is a space to learn, understand and promote citizens' awareness and care about the environment in which we live. Thus, a way to promote awareness can be from the use of commercial animation films that address environmental issues, contributing to discussions and reflections on EE. This paper aims to analyze two commercial animation films, seeking to identify which representations of EE, are present in this didactic instrument and check how films can be used in science teaching to address environmental issues. This is a qualitative research in Education, which will be searched in the films: Ice Age 2 and The Lorax: In Search of the Lost Truffle the presence of environmental issues in order to identify the three categories of environmental representation: naturalistic, globalizing and anthropocentric analysis. We know that the influence of technology on human life is increasing, and from this it is important to think of information and communication technologies as a tool in favor of teaching, using them as a pedagogical resource. In this sense, the use of animated commercial films can contribute to the development of different EE strategies in the school environment, stimulating new ways to reach knowledge, awareness, sensitization and the search for behavior change in face of environmental problems. | pt_BR |
dc.description.resumo | É importante discutir sobre Educação Ambiental (EA) nas escolas, por esta ser um espaço de aprender, compreender e promover a sensibilização e conscientização dos cidadãos sobre os cuidados com o meio em que vivemos. Dessa maneira um caminho para promover a sensibilização pode ser a partir do uso de filmes comerciais de animação que abordam as questões ambientais, contribuindo com as discussões e reflexões sobre a EA. Este trabalho tem como objetivo analisar dois filmes comerciais de animação, buscando identificar que representações de EA, estão presentes neste instrumento didático e verificar como os filmes podem ser usados no Ensino de Ciências para abordar as questões ambientais. Esta é uma pesquisa qualitativa em Educação, na qual buscou-se nos filmes: A Era do Gelo 2 e O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida a presença das questões ambientais, a fim de identificar as três categorias de representação ambiental: naturalista, globalizante e antropocêntrica de análise. Sabemos que é crescente a influência da tecnologia na vida do ser humano, a partir disso é importante pensarmos nas tecnologias de informação e de comunicação como ferramenta a favor do ensino, usando-as como recurso pedagógico. Nesse sentido, o uso de filmes comerciais de animação pode contribuir com o desenvolvimento de diferentes estratégias de EA no ambiente escolar, estimulando novos caminhos para se chegar ao conhecimento, a conscientização, sensibilização e da busca pela mudança de comportamento frente aos problemas ambientais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T13:19:38Z No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 775537 bytes, checksum: 8c2c2e2b4bf57d298b854303d7127e2e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:32:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 775537 bytes, checksum: 8c2c2e2b4bf57d298b854303d7127e2e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-20T13:32:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 775537 bytes, checksum: 8c2c2e2b4bf57d298b854303d7127e2e (MD5) Previous issue date: 2019-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A abordagem da educação ambiental em dois filmes comerciais de animação | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOURA.pdf | 757,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.