Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrioli, Liria Ângela | - |
dc.creator | Freitas, Adailton Fojin | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T19:30:52Z | - |
dc.date.available | 2020 | - |
dc.date.available | 2020-11-18T19:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3831 | - |
dc.description.abstract | This research seeks to understand the presence of the Kaingang/Kanhgág medicinal herbs theme in the real curriculum of the Rio das Cobras Indigenous Rural State College, located in the municipality of Nova Laranjeiras/PR, in the Rio das Cobras Indigenous Land and its reflexes on culture. The objective of this work was to deepen the relevance of medicinal herbs for the Kanhgág people, and how the theme of medicinal herbs is addressed in that school and the importance of the territory, so that the ancestral knowledge of the Kanhgág remains alive. The method used for this study was qualitative research, with ethnographic bias and semi-structured interviews. Thus, in the first chapter we historically place the College and the Indigenous Land Rio das Cobras. Next, we will deepen the concepts of culture, identity, territory and daily life. Finally, we will analyze if and how the theme of medicinal herbs is worked on in the real curriculum of the school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca compreender a presença da temática das ervas medicinais Kaingang/Kanhgág no currículo real do Colégio Estadual Rural Indígena Rio das Cobras, localizado no município de Nova Laranjeiras/PR, na Terra Indígena Rio das Cobras e seus reflexos na cultura. O objetivo desse trabalho foi de aprofundar a relevância das ervas medicinais para o povo Kanhgág, e como é abordada a temática das ervas medicinais no referido colégio e a importância do território, para que o conhecimento ancestral dos Kanhgág permaneça vivo. O método utilizado para esse trabalho foi de pesquisa qualitativa, com viés etnográfico e realização de entrevistas semiestruturadas. Sendo assim, no primeiro capítulo situamos historicamente o Colégio e a Terra Indígena Rio das Cobras. Em seguida, vamos aprofundar os conceitos de cultura, identidade, território e cotidiano. Por fim, analisaremos se e de que forma a temática das ervas medicinais é trabalhada no currículo real da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-11-18T19:05:22Z No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3420527 bytes, checksum: 23a7cd071cba8a8434ba17d9ef107b2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-11-18T19:30:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3420527 bytes, checksum: 23a7cd071cba8a8434ba17d9ef107b2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-18T19:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3420527 bytes, checksum: 23a7cd071cba8a8434ba17d9ef107b2a (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Kaingang | pt_BR |
dc.subject | Currículos e programas | pt_BR |
dc.title | Ervas medicinais e a cultura Kaingang: um estudo sobre a presença da temática no currículo real da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.