Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ody, Leandro Carlos-
dc.contributor.referee1Ody, Leandro Carlos-
dc.contributor.referee2Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorSilva, Rosangela Lucia Alves da-
dc.date2019-07-12-
dc.date.accessioned2020-12-02T12:31:08Z-
dc.date.available2020-12-02T12:31:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3852-
dc.description.abstractThis dissertation discusses pedagogical practice in the perspective of its re-signification, based on a qualitative research developed with a high school of the state network of the city of Itatiba do Sul. It was entitled THE PRACTICE PEDAGOGICAL IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING: POSSIBILITIES OF SIGNIFICANCE. The research sought "Develop an investigative process to identify and analyze the pedagogical practice developed by the teachers seeking their resignification and importance of the contents/ knowledge studied and/or constructed, for and in the students' lives, considering the context in which they are inserted. And it is justified, based on the formative and professional trajectory of the researcher, permeated by concerns, questions that constantly impact the day-to-day teaching and learning process, especially in recent years as a high school teacher. The methodological paths were given through the bibliographical, documentary and field research, having as procedures the application of questionnaire wheel of conversation and semi-structured interview, having as subjects the students and teachers of the investigated school. The literature review from Alves (1981), Arroyo (2007), Brandão (2006), Caldart (2009), Demo (2000), Freire (2011), Libâneo (1994), Mészaros (2008), Pimenta ( 2009), Pistrak (1981), among others, elicited analyzes, questioning, reflections, and dialogues based on the approximations and relationships established between these references and the research findings. Therefore, some principles and /or indicatives are pointed out for the continuous formation of teachers, conceived as a continuous process of reflection on the practice, in the relation theory and practice, in the perspective of the re-signification of the pedagogical practice and consequently of the process of teaching learning, with a view to the integral formation of the students, their emancipation and intervention in reality to transform it, as well as highlighting the proposal of Popular Education and Education of the Field whose proposals correspond to the wishes and needs of the popular classes.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discute a prática pedagógica na perspectiva da sua ressignificação, a partir de pesquisa qualitativa desenvolvida junto a uma escola de ensino médio da rede estadual do município de Itatiba do Sul. A mesma teve como título A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO. A pesquisa buscou “Desenvolver um processo investigativo para identificar e analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores buscando sua ressignificação e importância dos conteúdos/conhecimentos estudados e ou construídos, para/ na vida dos estudantes, considerando o contexto em que estão inseridos. E justifica-se, a partir da trajetória formativa e profissional da pesquisadora, permeada por inquietações, questionamentos que, constantemente, impactam o dia a dia do processo de ensino e aprendizagem, em especial, nos últimos anos como professora do ensino médio. Os caminhos metodológicos se deram por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como procedimentos a aplicação de questionário, roda de conversa e entrevista semiestruturada, e como sujeitos, os estudantes e professores da escola investigada. A revisão da literatura ocorreu a partir de Alves (1981), Arroyo (2007), Brandão (2006), Caldart (2009), Demo (2000), (Freire (2011), Libâneo (1994), Mészàros (2008), Pimenta (2009), Pistrak (1981), entre outros, suscitando análises, levantamento de questões, reflexões e diálogos a partir das aproximações e relações estabelecidas entre esses referencias e os achados da pesquisa. Dessa forma, apontam-se alguns princípios e/ou indicativos para a formação continuada dos professores, concebida como processo continuo de reflexão sobre a prática, na relação teoria e prática, na perspectiva da ressignificação da prática pedagógica e consequentemente do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a formação integral dos estudantes, sua emancipação e intervenção na realidade para transformá-la. Bem como, destaca-se a proposta de Educação Popular e Educação do Campo cujas propostas correspondem aos anseios e necessidades das classes populares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:38:39Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1085796 bytes, checksum: 903aca9f722b668108a8e282a9e3a2e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T12:31:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1085796 bytes, checksum: 903aca9f722b668108a8e282a9e3a2e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T12:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1085796 bytes, checksum: 903aca9f722b668108a8e282a9e3a2e5 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleA prática pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem: possibilidades de ressignificaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.