Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Carbonari, Paulo César-
dc.contributor.referee3Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee4Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.creatorSantolin, Elisandra Reinhold-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2020-12-02T13:56:43Z-
dc.date.available2020-12-02T13:56:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3857-
dc.description.abstractThe present work presents the creation of the dissertation of the stricto sensu specialization course to the Line of Research Pedagogical Processes, Politics and Educational Management attached to the research group from the Course of Masters’ Degree in Education, and the group Public Policies, Democracy and Urban Studies, considering the theme of “Education in Human Rights”. This is dedicated to the understanding and analysis of the proposals on Education in Human Rights made by UNESCO as well as the Brazilian educational proposal, aiming to point out how the Education in Human Rights may contribute to the whole formation of high school students that are part of the Brazilian basic education. The study has a qualitative approach and uses qualitative research with documental analysis inspired on Bardin’s methods of analysis, to cross-examine the educational proposals in Human Rights. It is intended to recognize aspects that show the concern with full education of students, through approximations, differentiations and innovations. Finally, there is to be the elaboration of a theoretical-practical guide aiming to orient the pedagogical action of professionals of education, related to the construction of knowledge regarding the Human Rights. Finally, this study exposes that for the whole development of students, aiming the exercise of citizenship, there is an essential need for respect regarding human dignity and the multiple identities, for that integrates the process of the cognitive and intellectual development of the individual connected to the process of socialization and ethical, cultural and political formation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a construção da tese de dissertação do curso de pós-graduação stricto sensu para a Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional vinculado ao grupo de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Educação e ao grupo Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos, considerando a temática da “Educação em Direitos Humanos”. Este estudo dedica-se a compreender e analisar as propostas de Educação em Direitos Humanos elaborada pela UNESCO e a proposta educativa brasileira, com o objetivo de perceber como a Educação em Direitos Humanos pode contribuir para a formação integral dos estudantes Médio da educação. O estudo é de origem qualitativa e utiliza a pesquisa qualitativa com análise documental inspirada nos métodos de análise de Bardin, para conectar e examinar as propostas educativas em Direitos Humanos. Pretende-se reconhecer aspectos que indiquem a preocupação com a formação integral dos estudantes por meio de aproximações, distanciamentos e inovações. Por fim, conta com a elaboração um guia teórico-prático com o objetivo de nortear a ação pedagógica dos profissionais da educação em relação à construção do conhecimento quanto aos Direitos Humanos. Conclui-se com o estudo realizado que a formação integral de estudantes, voltado à prática da cidadania, o respeito à dignidade humana e o respeito às múltiplas identidades é imprescindível, pois integra o processo de desenvolvimento cognitivo e intelectivo do sujeito, ligada ao processo de socialização e das formações éticas, culturais e políticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:58:39Z No. of bitstreams: 1 SANTOLIN.pdf: 2070411 bytes, checksum: 8fe34353eda56f3c63e685cfb24d5601 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T13:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOLIN.pdf: 2070411 bytes, checksum: 8fe34353eda56f3c63e685cfb24d5601 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:56:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOLIN.pdf: 2070411 bytes, checksum: 8fe34353eda56f3c63e685cfb24d5601 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos: possibilidade educativa para formação integral na educação básica brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOLIN.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.