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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Émerson Neves da-
dc.contributor.referee1Miranda, Antônio Luiz-
dc.contributor.referee2Myskiw, Antônio Marcos-
dc.creatorAccadrolli, Evandro-
dc.date2020-07-22-
dc.date.accessioned2020-12-02T14:23:48Z-
dc.date.available2020-11-25-
dc.date.available2020-12-02T14:23:48Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3860-
dc.description.abstractThis study aims to analyze one of the strikes of education professionals in the state of Santa Catarina that occurred in 2011, when the agenda of the implementation of the national floor of the magisterium was highlightged. It was realized that a set of factors influenced to trigger a process of intense mobilization that reached the highest rate of paralysis in the segment’s history during the long period of 62 days. The objective of this dissertation is to analyze this historial fact seeking to understand the causes and their unfolding within the contexto in which it occurred, using a research methodology based on the literature review of classical autors of the history of the labor movement, the conceptual and historical transformations of the workers’ trajectory of struggle in the general context and in Brazil, specifically the union trajectory of workers in education in the country and in the state of Santa Catarina, until arriving in the contexto of the 2011 strike. The historical fact that we started to analyze is based on documents and data made available by the Union of Workers in Education of the state of Santa Catarina (Site), as well as previously produced publiccations on the subject. This demonstrates not onoy the relevance of this event, but seeks to understand the internal and external factors of the teachers’ organization that influenced the unleashing of intense and lasting paralysis and its dialectical consequences. On the one hand, one observes the success of the movement in relation to the practical and symbolic results, on the other, the polemics and internal factors of dispute of hegemony in the trade union organization in question. Finally, it is noted that work such as this helps to avoid the simplification nof complex events and the need to deepen narratives to forma a consistente discourse, in addition to opening up other possibilities of deepening aspects not yet sufficiently explored.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata de analisar uma das greves dos profissionais da educação do estado de Santa Catarina que ocorreu no ano de 2011, quando teve destaque a pauta da implantação do piso nacional do magistério. Percebeu-se que um conjunto de fatores influenciou para desencadear um processo de mobilização intenso que alcançou o maior índice de paralisação da história do segmento durante o longo período de 62 dias. O objetivo desta dissertação é analisar esse fato histórico buscando compreender as causas e seus desdobramentos dentro do contexto em que ocorreu, utilizando uma metodologia de pesquisa baseada na revisão de literatura de autores clássicos da história do movimento operário, as transformações conceituais e históricas da trajetória de luta dos trabalhadores no contexto geral e no Brasil, especificamente a trajetória sindical dos trabalhadores em educação no país e no estado de Santa Catarina, até chegar no contexto da greve de 2011. O fato histórico que passamos a analisar baseia-se em documentos e dados disponibilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado de Santa Catarina (Sinte), além de publicações anteriormente produzidas sobre o tema. Isso demonstra não apenas a relevância desse acontecimento, mas procura compreender os fatores internos e externos da organização dos professores que influenciaram o desencadear da paralisação intensa e duradoura e suas consequências dialéticas. De um lado, observa-se o êxito do movimento em relação aos resultados práticos e simbólicos, de outro, as polêmicas e fatores internos de disputa da hegemonia na organização sindical em questão. Enfim, constata-se que trabalho como este contribui para evitar a simplificação dos acontecimentos complexos e da necessidade de um aprofundamento das narrativas para que se constitua num discurso consistente, além de abrir outras possiblidades de aprofundar aspectos ainda não explorados suficientemente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-11-25T20:36:29Z No. of bitstreams: 1 ACCADROLLI.pdf: 2813872 bytes, checksum: b47833ddfae68a6860c410d24caed043 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T14:23:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ACCADROLLI.pdf: 2813872 bytes, checksum: b47833ddfae68a6860c410d24caed043 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T14:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACCADROLLI.pdf: 2813872 bytes, checksum: b47833ddfae68a6860c410d24caed043 (MD5) Previous issue date: 2020-07-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSindicatospt_BR
dc.subjectSindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectDireito coletivo do trabalhopt_BR
dc.subjectSalário-educaçãopt_BR
dc.titleNo conflito: a experiência da greve de 2011 protagonizada pelo SINTE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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