Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee1Bölter, Serli Genz-
dc.contributor.referee2Nogueira, Sandra Vidal-
dc.creatorOliveira, Janaina Brum de-
dc.date2016-12-01-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:10:26Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:10:26Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThe objectiv of this study was to raise research to identify the importance of initial and continuing training for teachers of general education in order to prepare them to be inserted in this reality of inclusion, favoring thus the valuation of own knowledge and assisting for the teaching and learning process of children included in regular education is effective and so similarly , develop their pedagogical practices to serve students with disabilities in regular education in the municipality of São Luiz Gonzaga. The research falls within case study mode (YIN, 2005). Initially conducted a literature search with authors that dialogue with the school inclusion and teacher education, fundamental analysis of the observed reality. Semi-structured interviews were then conducted with teachers who work in basic education and with specialists in multifunctional rooms in the city school. In the following step, observations were made that allowed to meet pedagogical practices performed in the service of children with disabilities. Results indicate that schools are not yet organized effectively to ensure students access and permanence in school context. To this end, the research has to contribute to the improvement of educational practices and the process of teacher training for the care of children with disabilities, both in the regular basic education, as specialized educational care (AEE) that help in the process of teaching and learning for both involved.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi realizar uma pesquisa que identifique a importância da formação inicial e continuada para os professores de ensino regular, a fim de prepará-los para a realidade de inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas, favorecendo, assim, a valorização do próprio saber e auxiliando para que o processo de ensino e aprendizagem das crianças inclusas no ensino regular seja exitoso. Buscou-se desenvolver práticas pedagógicas para atender alunos com deficiência no ensino regular no município de São Luiz Gonzaga. A pesquisa se insere na modalidade estudo de caso (YIN, 2005), mas inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores que dialogam com a inclusão escolar e a formação docente, fundamentais na análise da realidade observada. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam nas salas da Educação Básica e com especialistas em salas multifuncionais em escola da cidade. Na etapa seguinte, foram realizadas observações que permitiram conhecer as práticas pedagógicas realizadas no atendimento de crianças com deficiências. Os resultados apontam que as escolas ainda não se encontram organizadas efetivamente para assegurar aos alunos o acesso e a permanência no contexto escolar. Para tanto, a pesquisa tem a contribuir para a melhora das práticas pedagógicas e o processo de formação de professores para o atendimento de crianças com deficiências, tanto na educação básica do ensino regular, como no atendimento educacional especializado (AEE),o que ajudará no processo de ensino e aprendizado para ambos os envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T18:28:36Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 492925 bytes, checksum: 60ed409fa3999539a84f1ae735e4d9ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:10:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 492925 bytes, checksum: 60ed409fa3999539a84f1ae735e4d9ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 492925 bytes, checksum: 60ed409fa3999539a84f1ae735e4d9ca (MD5) Previous issue date: 2016-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCrianças deficientespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: (re) pensando a formação de professorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf481,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.