Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.contributor.referee1Bolter, Serli Genz-
dc.contributor.referee2Wenzel, Judite Scherer-
dc.creatorRichter, Camila-
dc.date2016-12-01-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:10:52Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:10:52Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/403-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research that investigated on inclusive education and the specialized educational service offered to students who are enrolled in schools in the municipality of Cerro Largo. The objective was to know which are the pedagogical practices used by the teachers of the special education schools and regular education schools to effect the process of teaching and learning, considering the diversities in the classroom, with views to the promotion and guarantee of the inclusion of all students . The research is part of the case study modality. The intention of the research is to contribute to the improvement of pedagogical practices adopted in schools, prioritizing processes of teaching and learning of quality, especially when dealing with children with disabilities. At the same time, the purpose of the research is to contribute to teacher training, in order to propose a discussion on inclusive quality education for all. Thus, this research intends to indicate improvements in the pedagogical actions regarding the pedagogical practices and the formative process of teachers for the care of children with disabilities, both in the basic education of regular education, and in the special education schools, directly benefiting the subjects involved.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa queinvestigou sobre a educação inclusiva e o atendimento educacional especializado oferecido a alunos que estão matriculados em escolas do município de Cerro Largo. O objetivo foi de conhecer quais são as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores das escolas de educação especial e de ensino regular para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversidades em sala de aula, com vistas à promoção e garantia da inclusão de todos os alunos.A pesquisa se insere na modalidade estudo de caso. A intenção da pesquisa é contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas adotadas nas escolas, priorizando processos de ensino e de aprendizagem de qualidade, especialmente quando se tratar de crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, o propósito da pesquisa é contribuir para a formação docente, com o fim de propor uma discussão sobre educação inclusiva de qualidade para todos. Dessa forma, esta pesquisa pretende indicar melhorias nas ações pedagógicas referentes às práticas pedagógicas e ao processo formativo de professores para o atendimento de crianças com deficiência, tanto na educação básica do ensino regular, como nas escolas de educação especial, beneficiando diretamente os sujeitos envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T17:09:48Z No. of bitstreams: 1 RICHTER.pdf: 871237 bytes, checksum: a915293e0cf7083c5d37e58d312ea6ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RICHTER.pdf: 871237 bytes, checksum: a915293e0cf7083c5d37e58d312ea6ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RICHTER.pdf: 871237 bytes, checksum: a915293e0cf7083c5d37e58d312ea6ee (MD5) Previous issue date: 2016-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especializadapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino especialpt_BR
dc.titleEducação inclusiva e práticas pedagógicas: um estudo de caso em espaço escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICHTER.pdf850,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.