Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.creatorBrancalione, Jéssica Mara-
dc.date2020-
dc.date.accessioned2021-04-16T13:15:14Z-
dc.date.available2020-
dc.date.available2021-04-16T13:15:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4051-
dc.description.abstractThis research aims to study prison education in a maximum security prison unit in the interior of Santa Catarina - the Chapecó Industrial Penitentiary. The serious situation of national prisons has been raising fervent debates about what measures should be taken to face violence in these environments. Education is an appropriate and promising path for those who believe in the detainee's re-socialization. However, it is known that prison education does not find in the concrete reality of our prison units an educational space suitable for the re-socializing human formation. In this perspective, the present dissertation presents the following question as a research problem: What are the experiences of detainees, prison staff and teachers in relation to school education in the Industrial Penitentiary of Chapecó-SC? This is a bibliographic, documentary and field research in which Narrative Interviews and Logbook were conducted, in which we sought to analyze the experiences of correctional officers, teachers and students / inmates about the prison environment and formal education. It was concluded that the research subjects understand education as a way to work, without, however, considering the critical role that education can have, demonstrating the obedience, traditionally understood as passivity, which is analyzed by Foucault in its positivity, in the sense that the body is constrained, subjected and subjected by forces that aim to take its useful effects out of it, that aim to make it, itself, productive. However, in a sigh of hope, it is still believed that the emancipatory role of education is minimized in its capacity, and that school education can indeed be a great ally in search of the dreamed 'resocialization'.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva estudar a educação prisional numa unidade prisional de segurança máxima do interior de Santa Catarina – a Penitenciária Industrial de Chapecó. A grave situação dos presídios nacionais vem levantando fervorosos debates sobre quais medidas devem ser tomadas para o enfrentamento da violência nesses ambientes. A educação mostra-se um caminho adequado e promissor para aqueles que acreditam na ressocialização do detento. Contudo, sabe-se que a educação prisional não encontra na realidade concreta das nossas unidades prisionais um espaço educativo adequado à formação humana ressocializadora. Nesta perspectiva, a presente dissertação apresenta como problema de pesquisa a questão: Quais as experiências dos detentos, dos agentes penitenciários e dos professores em relação a educação escolar na Penitenciária Industrial de Chapecó-SC? Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental, e de campo em que realizou-se Entrevistas Narrativas e Diário de Bordo, em que buscou-se analisar as experiências de agentes penitenciários, professores e alunos/detentos acerca do ambiente prisional e da educação formal. Concluiu-se que os sujeitos de pesquisa entendem a educação como caminho para o trabalho, sem, contudo, considerar o papel crítico que a educação pode ter, demonstrando a obediência, tradicionalmente entendida como passividade, que é analisada por Foucault em sua positividade, no sentido de que o corpo é constrangido, submetido e sujeitado por forças que visam tirar dele seus efeitos úteis, que visam torná-lo, ele próprio, produtivo. No entanto, em um suspiro de esperança, ainda acredita-se que o papel emancipador da educação está minimizado em sua capacidade, e que a educação escolar pode sim ser uma grande aliada em busca da sonhada ‘ressocialização’.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2021-04-14T00:31:50Z No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 3865587 bytes, checksum: b1a5e0af83a49fce6f7e0ad7fef3bf64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-16T13:15:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 3865587 bytes, checksum: b1a5e0af83a49fce6f7e0ad7fef3bf64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-16T13:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRANCALIONE.pdf: 3865587 bytes, checksum: b1a5e0af83a49fce6f7e0ad7fef3bf64 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectRessocilaizaçãopt_BR
dc.subjectPenitenciáriapt_BR
dc.subjectSistema prisionalpt_BR
dc.titleEducação escolar no ambiente prisional: sob o olhar das experiências dos sujeitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRANCALIONE.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.