Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.contributor.referee1Bolter, Serli Genz-
dc.contributor.referee2Ferrera, Tiago Silveira-
dc.creatorSimch, Fabiane Beatriz-
dc.date2016-12-07-
dc.date.accessioned2017-06-19T14:16:19Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-06-19T14:16:19Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/409-
dc.description.abstractThis Work Course Conclusion (TCC) seeks to understand the use of technology in education provides greater integration of the teacher in the learning process, and this with the curriculum concepts in all forms and levels of education. Added to this, the role of facilitator between the student and the construction of their knowledge, but also reinforce the need for teachers are better prepared, in order to answer the following question: What are the challenges with the use of technology in teaching Science/ Biology and addressed in the Fifth National Biology Teaching Meeting (ENEBIO) in the year 2014? It is structured into three chapters, plus introduction and conclusion. In Chapter 1, a reflection on technology and education - Interaction between technology and educational programs. Technological advances in information and communication are being developed in schools and with the help of teachers students use different types of classroom resources to learn the content. In Chapter 2, The challenge of integrating ICT in schools - The ENEBIO as design choice. In search of school technology, one can see great difficulties, such as lack of trained teachers, as well as guidance from parents and dependence on their use. The choice for the project was made based on the qualitative method of reference, with emphasis on descriptive and documentary works, as well as the analysis of the contents and the event is of great importance in the area. Chapter 3 - Methodology, results and discussion - methodological procedures used. The study analyzes the tools found with the use of technology for teaching science and biology. Through an investigative literature of academic development, we seek to find new pedagogical trends about the tools used with technologies.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender que o uso das tecnologias na educação proporciona uma maior integração do educador no processo de aprendizagem, e deste com os conceitos curriculares em todas as modalidades e níveis de ensino. Acrescenta-se a isso, o papel desempenhado de facilitador entre o aluno e a construção de seus conhecimentos, como também, reforçar a necessidade de os docentes estarem mais preparados, objetivando responder a seguinte pergunta: Quais são os desafios encontrados com o uso das tecnologias no ensino de Ciências/Biologia e abordados no V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), no ano 2014? Ele está estruturado em três capítulos, acrescidos da introdução e conclusão. No Capítulo 1, Uma reflexão sobre tecnologias e a educação - Interação entre tecnologias e programas educativos. Os avanços tecnológicos de informação e comunicação estão sendo desenvolvidos em escolas e com o auxílio das professoras os alunos utilizam diversos tipos de recursos em sala de aula para aprender os conteúdos. No Capítulo 2, O desafio da inserção das TICs nas escolas - O ENEBIO como escolha do projeto. Na busca de tecnologias escolares, pode-se perceber grandes dificuldade, como por exemplo, falta de professores preparados, como também orientações dos pais e dependência do seu uso. A escolha pelo projeto se deu com base nos referenciais de método qualitativo, com ênfase nos trabalhos descritivos e documentais, assim como a análise dos conteúdos e pelo evento ser de grande importância na área. No Capítulo 3, - Metodologia, resultados e discussão – Procedimentos metodológicos utilizados. O estudo analisa as ferramentas encontradas com o uso das tecnologias para o ensino de Ciências e Biologia. Por meio de um levantamento bibliográfico investigativo de elaboração acadêmica, busca-se encontrar novas tendências pedagógicas acerca das ferramentas utilizadas com as tecnologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T17:47:24Z No. of bitstreams: 1 SMICH2.pdf: 759880 bytes, checksum: 82d143c92817442401fde58449c0ca39 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:16:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SMICH2.pdf: 759880 bytes, checksum: 82d143c92817442401fde58449c0ca39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-19T14:16:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SMICH2.pdf: 759880 bytes, checksum: 82d143c92817442401fde58449c0ca39 (MD5) Previous issue date: 2016-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTécnicas de aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Ensino de Biologiapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias no ensino de ciências/biologia: retratos do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMICH2.pdf742,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.