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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Enise Barth-
dc.contributor.referee1Maia, Tatiane Silva Tavares-
dc.contributor.referee2Bölter, Serli Genz-
dc.creatorBorkovski, Andréia-
dc.date2021-03-12-
dc.date.accessioned2021-05-25T13:50:55Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-05-25T13:50:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4171-
dc.description.abstractTraining is a management tool that can have a significant relationship with learning and quality in the public service, capable of aligning personal skills and institutional objectives. In this perspective, this dissertation aimed to analyze the contributions of the License for Training in the Promotion of Learning of Technical-Administrative Servers in Education of the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. To this end, the phenomenological approach and the qualitative approach were adopted, privileging the perspective of the actors involved through the subjective view of a specific problem, a fact that characterizes the research as of an applied nature. From the point of view of the objectives, it is descriptive, outlined by the simple case study. Regarding the collection, bibliographic and documentary research was used, and the questionnaire and semi-structured interview technique, carried out with STAE of UFFS, was used. For the analysis and interpretation of the data, the Content Analysis method was used. Quality in people management can represent the learning of civil servants and, consequently, institutional development. It implies quality public services that can be determined by the performance of a management, which has as a driving factor the aggregated competences and developed in the institutional environment. Training actions and practices that contribute to the development of STAE, and consequently, the institution where they operate, stood out. The results show that the staff development theme is constantly being revised by the normative provisions, and the Training License includes rules changed in 2019 and 2020, by new decrees. There were positive repercussions on the learning opportunities in the institution, as well as the understanding that personal and professional development is linked to institutional development and vice versa. The results point to partial contentment regarding the policies related to the Training License. However, it can be said that the Training License favors the development of personnel to the extent that it promotes learning opportunities for STAE.pt_BR
dc.description.resumoA capacitação é um instrumento de gestão que pode ter relação significativa com aprendizagem e qualidade no serviço público, capaz de alinhar competências pessoais e objetivos institucionais. Nesta perspectiva, essa dissertação teve como objetivo analisar as contribuições da Licença para Capacitação na Promoção de Aprendizagem dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação – STAE da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. Para tanto, adotou-se o enfoque fenomenológico e a abordagem qualitativa, privilegiando a perspectiva dos atores envolvidos por intermédio da visão subjetiva sobre um problema específico, fato que caracteriza a pesquisa como de natureza aplicada. Do ponto de vista dos objetivos é descritiva, delineada pelo estudo de caso simples. No que concerne à coleta, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, e recorreu se à técnica de aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, realizadas com STAE da UFFS. Para a análise e interpretação dos dados empregou-se o método da Análise de Conteúdo. A qualidade em gestão de pessoas pode representar a aprendizagem de servidores e, consequentemente, o desenvolvimento institucional. Implica serviços públicos de qualidade que podem ser determinados pelo desempenho de uma gestão, a qual tem como fator propulsor as competências agregadas e desenvolvidas no ambiente institucional. Destacaram-se ações e práticas de capacitação, que contribuem com o desenvolvimento dos STAE, e consequentemente, da instituição onde atuam. Os resultados apontam que a temática de desenvolvimento de pessoal está em constante revisão por parte dos dispositivos normativos, e a Licença para Capacitação integra regramentos alterados em 2019 e 2020, por novos decretos. Observaram-se repercussões positivas sobre as oportunidades de aprendizagem na instituição, bem como a compreensão de que o desenvolvimento pessoal e profissional está vinculado ao desenvolvimento institucional e vice-versa. Os resultados apontam para o contentamento parcial frente às políticas relacionadas à Licença para Capacitação. Contudo, pode-se afirmar que a Licença para Capacitação favorece o desenvolvimento de pessoal na medida em que promove oportunidades de aprendizagem aos STAE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T21:01:39Z No. of bitstreams: 1 BORKOVSKI.pdf: 2101443 bytes, checksum: e6bd7b2c36dbb47fbebd84fddee12b02 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-25T13:50:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORKOVSKI.pdf: 2101443 bytes, checksum: e6bd7b2c36dbb47fbebd84fddee12b02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T13:50:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORKOVSKI.pdf: 2101443 bytes, checksum: e6bd7b2c36dbb47fbebd84fddee12b02 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectLicençaspt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectDireito individual do trabalhopt_BR
dc.titleOportunidades de aprendizagem na licença para capacitação: a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (STAE) da UFFS Campus Cerro Largopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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