Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Halferd Carlos-
dc.contributor.referee1Pinto Júnior, Arnaldo-
dc.contributor.referee2Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorBispo, Martha Hemilia da Silva-
dc.date2021-02-26-
dc.date.accessioned2021-05-31T19:33:49Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-05-31T19:33:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4206-
dc.description.abstractThis research has as its subject of study the 1951 Curricular Reform and the teaching of Geography. At this moment, the world was experiencing the post-war period and a heated and fruitful debate for the production of new concepts to support relations between nations. Due to the international political context, UNESCO made an appeal to nations, in which it proposed changes in the teaching systems, curricular programs and textbooks. From a national point of view, Brazil was going through a series of political, economic and social transitions. Given this scenario, we intend to investigate: how the 1951 Curricular Reform, more specifically the proposal for the teaching of Geography, is related to the world peace project propagated by Unesco and the construction of a society with new values? This investigation took place through documentary (laws and textbooks) and bibliographic research, seeking to highlight the process of social construction of the Geography curriculum, presenting the social groups involved in its construction; the pedagogical concepts in vogue, the influence on the selection of content and methodological instructions and the impact of curricular prescriptions in the Geography textbooks of Aroldo de Azevedo. We inferred from the analysis of the methodological instructions presented in the law, that the 1951 Reform was in dialogue with the calls made by UNESCO, renewing the curriculum, marking a first step in the construction of a more democratic society. Aroldo de Azevedo's first to fourth junior high school textbooks were based on a geographical explanation that favored the description of physical elements to the detriment of social aspects. In this sense, we understand that curricular reform does not always have absolute adherence, as it goes through tensions from different social groups.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema de estudo a Reforma Curricular de 1951 e o ens ino de Geografia. Nesse momento o m undo vivenciava o pós guerra e um debate acalorado e frutífero para a produção de novas concepções para fundame nta r as relações entre as nações. Devido a o contexto político internacional, a UNESCO realizou um apelo às nações, em que propunha alterações nos sistemas de ensino, programas curriculares e livros didático s. No âmbito nacional, o Brasil passava por uma sé rie de transições políticas, econômicas e sociais. Diante desse cenário, pretende se investigar: de que maneira a Reforma Curricular de 1951, mais especificamente a proposta para o ensino de Geografia, se relaciona com o projeto de paz mundial propagado pe la Unesco e a construção de uma sociedade com novos valores? Esta investigação se deu através de pesquisa documental (leis e livros didáticos) e bibliográfica, buscando evidenciar o processo de construção social do currículo de Geografia, apresentando os g rupos sociais envolvidos na sua construção; as concepções pedagógicas em voga, a influência na seleção de conteúdos e instruções metodológicas e o impacto das prescrições curriculares nos livros didáticos de Geografia de Aroldo de Azevedo. Inferimos a part ir da análise das instruções metodológicas apresentadas na lei, que a Reforma de 1951 dialogava com os apelos proferidos pela UNESCO, renovando o currículo, marcando um primeiro passo na construção de uma sociedade mais democrática. Os livros didáticos da primeira à quarta série ginasial de Aroldo de Azevedo pautava m se em uma explicação geográfica que privilegiava a descrição dos elementos físicos em detrimento dos aspectos sociais. Nesse sentido, compreendemos que nem sempre uma reforma curricular tem abs oluta adesão, pois passa por tensões de diferentes grupos sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-05-31T19:07:49Z No. of bitstreams: 1 BISPO.pdf: 1272590 bytes, checksum: 16843095c6a77bfe1a77b1a7ab2ec546 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-31T19:33:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BISPO.pdf: 1272590 bytes, checksum: 16843095c6a77bfe1a77b1a7ab2ec546 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-31T19:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BISPO.pdf: 1272590 bytes, checksum: 16843095c6a77bfe1a77b1a7ab2ec546 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleEnsino de geografia na reforma curricular de 1951 e os livros didáticos de Aroldo de Azevedopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BISPO.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.