Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Graciela Soares-
dc.creatorBandeira, Láisa Jantsch-
dc.date2021-05-27-
dc.date.accessioned2021-07-01T19:40:57Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-01T19:40:57Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4245-
dc.description.abstractInterprofessional education (IPE) consists of a collective articulation strategy in which a reciprocal relationship is established between actions and services performed by different professionals. In practice, however, there is a deficit in the recognition of the institutions involved about their role as protagonists of curricular practices with regard to interprofessionality. In view of this, it was proposed an integrative literature review in order to answer the following questions: “what are the contributions of IPE to health work?”, “what are the challenges faced for the application of this teaching model in higher education institutions?" and “what are the ways to apply interprofessionality in undergraduate health courses?”. For this, articles published in the LILACS database of the last 5 years, in Portuguese, English and Spanish, were consulted. After applying the inclusion and exclusion criteria, 20 articles that contributed to answering the research questions were analyzed, in addition to the main information about the year of publication, title, journal and authors. The concept of interprofessionality was present in 16 of these, the most used being that of WHO. As contributions, the authors point out IPE from perspectives that converge to the development of collaborative skills, practices and articulations. In spite of this, the challenges faced for the application of IPE are innumerable and move over historical, personal, professional, social and institutional aspects, reinforcing the urgency for spaces for reflection, discussion and planning about health education. Finally, considering the immense transformative potential of IPE in training, professional and social environments, it is necessary to encourage these practices, in addition to more studies that make it possible to understand the actions and successes of IPE in undergraduate health courses.pt_BR
dc.description.resumoA educação interprofissional (EIP) consiste em uma estratégia de articulação coletiva na qual é estabelecida uma relação recíproca entre as ações e serviços executados por diferentes profissionais. Na prática observa-se, porém, um déficit no reconhecimento das instituições envolvidas sobre seu papel como protagonistas das práticas curriculares no que tange à interprofissionalidade. Frente a isso, propôs-se a realização de uma revisão integrativa da literatura visando responder as seguintes questões: “quais as contribuições da EIP para o trabalho em saúde?”, “quais os desafios enfrentados para aplicação deste modelo de ensino nas instituições de ensino superior?” e “quais os caminhos para aplicação da interprofissionalidade na graduação em saúde?”. Para isso, foram consultados artigos publicados na base de dados LILACS dos últimos 5 anos, em português, inglês e espanhol. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 20 artigos que contribuíram para responder as questões da pesquisa, além das principais informações acerca do ano de publicação, título, periódico e autores. O conceito de interprofissionalidade esteve presente em 16 destes, sendo o mais utilizado o da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como contribuições, os autores apontam a EIP sob perspectivas que convergem para o desenvolvimento de competências, práticas e articulações colaborativas. Apesar disso, os desafios enfrentados para aplicação da EIP são inúmeros e transitam sobre aspectos históricos, pessoais, profissionais, sociais e institucionais, reforçando a urgência por espaços de reflexão, discussão e planejamento acerca do ensino em saúde. Por fim, considerando-se o imenso potencial transformador da EIP nos ambientes formativos, profissionais e sociais, faz-se necessário maior incentivo à estas práticas, além de mais estudos que permitam compreender as ações e êxitos da EPI nos cursos de graduação em saúde.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-07-01T18:42:08Z No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 200242 bytes, checksum: ad9021ac46e6d5820a46c0d03e64c737 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-01T19:40:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 200242 bytes, checksum: ad9021ac46e6d5820a46c0d03e64c737 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-01T19:40:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BANDEIRA.pdf: 200242 bytes, checksum: ad9021ac46e6d5820a46c0d03e64c737 (MD5) Previous issue date: 2021-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectOrganização Mundial da Saúdept_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleEducação interprofissional nos cursos de graduação em saúde: contribuições, desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BANDEIRA.pdf195,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.