Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rossetto, Maíra-
dc.creatorGrahl, Fabiula-
dc.date2021-05-01-
dc.date.accessioned2021-07-01T19:53:33Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-01T19:53:33Z-
dc.date.issued2021-05-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4251-
dc.description.abstractThe objective was to analyze the Brazilian scientific production regarding the work in educational groups carried out in Primary Care between 2009 and 2018, highlighting thepotential and difficulties encountered by professionals and the contributions of the groups from the implementation of the Extended Nucleus of Family Health and Primary Care. This is an Integrative Literature Review that was searched in the Virtual Health Library based on the combination of nine keywords in eight crossings, resulting in 220 studies. Eighteen studies were selected, most used a qualitative approach and addressed health professionals. As for the place of publication, the Brazilian region with the largest contribution was the Northeast, with little explored in the North and Center-West. The journal with the largest contribution was Ciência e Saúde Coletiva. The potential was: exchange of experience between users; performance by a multidisciplinary team; link between professional and user; use of community spaces. As difficulties, the following stand out: inadequate structure; low adhesion of professionals and users; lack of understanding of management; lack of formal referral, periodicity, schedule and action planning. As for the Extended Family Health Center, its work and the practice of the speech therapist in the team were evaluated. Working in groups in Primary Care brings many potentials and difficulties, and it is necessary that professionals are able to deal with such obstacles. It was noticed that where multiprofessional work takes place, good results are obtained, therefore, joint planning is necessary, based on the needs of the populationpt_BR
dc.description.resumoObjetivou analisar a produção científica brasileira referente ao trabalho em grupos educativos realizados na Atenção Básica entre 2009 e 2018, destacando-se potencialidades e dificuldades encontradas pelos profissionais e contribuições dos grupos a partir da implementação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura cuja busca ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde a partir da combinação de nove palavras-chave em oito cruzamentos, resultando em 220 estudos. Dezoito estudos foram selecionados, a maioria utilizou metodologia qualitativa e abordou profissionais de saúde. Quanto ao local de publicação, a região brasileira com maior contribuição foi nordeste, sendo norte e centro-oeste pouco exploradas. O periódico com maior contribuição foi Ciência e Saúde Coletiva. As potencialidades foram: troca de experiência entre usuários; realização por equipe multiprofissional; vínculo entre profissional e usuário; utilização de espaços da comunidade. Como dificuldades destacam-se: estrutura inadequada; baixa adesão de profissionais e usuários; falta de compreensão da gestão; falta de encaminhamento formal, periodicidade, cronograma e planejamento de ações. Quanto ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família, foi avaliado seu trabalho na Atenção Básica e a parceria com as Equipes de Saúde da Família. O trabalho em grupos na Atenção Básica traz inúmeras potencialidades e dificuldades, sendo necessário que os profissionais estejam aptos a lidar com tais percalços. Percebeu-se que onde ocorre trabalho multiprofissional bons resultados são colhidos, para tanto, é necessário planejamento conjunto, partindo das necessidades da população.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-07-01T19:24:30Z No. of bitstreams: 1 GRAHL.pdf: 575188 bytes, checksum: c56e8488ca86c3b61d9a266c6e163908 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-01T19:53:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GRAHL.pdf: 575188 bytes, checksum: c56e8488ca86c3b61d9a266c6e163908 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-01T19:53:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRAHL.pdf: 575188 bytes, checksum: c56e8488ca86c3b61d9a266c6e163908 (MD5) Previous issue date: 2021-05-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básicapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectServiços preventivospt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleGrupos educativos na atenção básica: revisão integrativa de literatura de 2009 a 2018pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAHL.pdf561,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.