Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prigol, Valdir | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Silvana | - |
dc.contributor.referee2 | Thimóteo, Saulo Gomes | - |
dc.creator | Silva, Camile Antunes da | - |
dc.date | 2021-09-01 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-20T11:40:56Z | - |
dc.date.available | 2021-09-15 | - |
dc.date.available | 2021-09-20T11:40:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4414 | - |
dc.description.abstract | In this study, I approach reading as a relationship between the reader and the text, working this concept based on my own relationship with the work Quase memória (1995) by the Brazilian writer Carlos Heitor Cony. At first, I tell how reading the narrative made me realize the package that Cony (main character and narrator) receives in the story, not just as an object that reminds him of a series of memories with his father, but mainly as an item full of meanings. Next, I report the connections that the package established with my readings and several other readings that emerged throughout the research process. So, I reflect on what was born from my reading process, it means, the perception of the package as a metaphor, as a way of creating experience and how the reading process itself is a continuous experience. | pt_BR |
dc.description.resumo | Na presente dissertação, abordo a leitura como uma relação entre o leitor e o texto e trabalho este conceito a partir de minha própria relação com a obra Quase memória (1995), do escritor brasileiro Carlos Heitor Cony. Em um primeiro momento conto como a leitura da narrativa me fez perceber o embrulho que Cony (personagem central e narrador) recebe na história, não apenas como um objeto que o faz lembrar de uma série de memórias com o pai, mas principalmente como um item rico em sentidos. Em seguida, relato as conexões que o embrulho estabeleceu com as leituras que já havia feito e diversas outras que surgiram ao longo do processo de pesquisa. Então, reflito sobre o que nasceu de minha leitura, ou seja, a percepção do embrulho como uma metáfora, como um modo de fazer experiência e como o próprio processo de leitura é uma experiência contínua. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-09-15T12:59:54Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1140420 bytes, checksum: 109ce39c1e6d738a2eeabcee00383ff1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-20T11:40:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1140420 bytes, checksum: 109ce39c1e6d738a2eeabcee00383ff1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-20T11:40:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 1140420 bytes, checksum: 109ce39c1e6d738a2eeabcee00383ff1 (MD5) Previous issue date: 2021-09-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Quase memória | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Carlos Heitor Cony | pt_BR |
dc.title | O embrulho como metáfora em Quase memória, de Carlos Heitor Cony | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.