Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Halferd Carlos-
dc.contributor.referee1Valério, Mairon E.-
dc.contributor.referee2Severo, Gerson E.-
dc.creatorTortelli, Valéria-
dc.date2015-12-10-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:37:52Z-
dc.date.available2016-03-09-
dc.date.available2017-06-22T14:37:52Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/447-
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a narrativa do autor Gilberto Cotrim sobre a Ditadura Civil Militar presente nos livros didáticos de História produzidos e publicados entre os anos de 1985 e 1995. Para compreender esse momento de transição do ensino, buscamos contextualizar o período apontando as principais transformações ocorridas no sistema de ensino a partir de 1964, e por seguinte, abordar o Ensino de História dentro do contexto da Ditadura Civil Militar; dentro desta temática debater sobre a produção e usos desse complexo material pedagógico que é o livro didático. A análise ocorreu em dois momentos nos seguintes livros: 1) para análise da fundamentação teórica do autor: “História Geral: para uma Geração Consciente” de 1985, e “Educação para uma Escola Democrática” de 1987; 2) para analisar a interpretação narrativa do tema Ditadura Civil Militar: “História do Brasil para uma Geração Consciente” de 1991 e “História e Reflexão” de 1995. Tendo como problemática, as implicações da transformação da estrutura do governo do Estado Brasileiro entre 1985 e 1995, da Ditadura Civil Militar para a Democracia, na narrativa histórica do autor Gilberto Cotrim. A estratégia metodológica aplicada consistiu na revisão bibliográfica e análise da narrativa dos livros didáticos. Inferimos, a partir do estudo realizado, que Gilberto Cotrim mobiliza conceitos marxistas para a construção de sua narrativa. Ainda, a narrativa de 1991, apresenta uma sutileza sobre o assunto Ditadura Militar e silenciamentos sobre temas polêmicos como as torturas, os assassinatos, a repressão, no entanto, em 1995, essa atitude se transforma, pois em sua narrativa apresenta uma crítica mais contundente sobre o período e todos os silêncios quebrados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T17:02:54Z No. of bitstreams: 1 TORTELLI.PDF: 2570292 bytes, checksum: 54844aa35e9c6740d03136d6b36aa574 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:37:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TORTELLI.PDF: 2570292 bytes, checksum: 54844aa35e9c6740d03136d6b36aa574 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:37:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TORTELLI.PDF: 2570292 bytes, checksum: 54844aa35e9c6740d03136d6b36aa574 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDitadura Civil Militarpt_BR
dc.titleEnsino da história em momento de transição : interpretação da narrativa sobre Ditadura Civil Militar de Gilberto Cotrim nos livros didáticos entre os anos de 1985 a 1995pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TORTELLI.PDF2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.