Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Denise Knorst da-
dc.contributor.referee1Mohr, Naira Estela Roesler-
dc.contributor.referee2Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.creatorGarcia, Lisiane-
dc.date2021-09-02-
dc.date.accessioned2021-09-24T13:11:31Z-
dc.date.available2022-09-15-
dc.date.available2021-09-24T13:11:31Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4482-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the responses of Physical Education teachers in relation to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as well as to provide a case report of teaching experience in Physical Education from the author of this paper, Lisiane Garcia. The research is justified by the new implementation of the BNCC in Brazilian education starting in 2019. Twenty teachers answered the eleven questions organized through the Google Forms platform. The survey did not include the identity of the participants. The BNCC was used to analyze and understand their answers and concepts of biographical and autobiographical research. These were used to theorize the second part of this work in which the researcher presents on her report of experience in teaching Physical Education. The results showed that the teachers are specializing in their area; there is a great difficulty in continuing education to teachers; most believe in the implementation of the BNCC if there is time for study and training; most of them do not understand all the new rules of the BNCC; the studies on the BNCC were more individual; there were changes in teaching practice; most of them understand that Physical Education should work on body language; the pandemic that began in 2019/2020 changed studies and planning about the comprehension of the BNCC. The report of the teaching experience reflects the issues worked in the answers regarding in relation to the BNCC. It was concluded that the implementation of the BNCC in Physical Education still requires studies, time and practice for its understanding and application.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo analisar as respostas de professores de Educação Física em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como apresentar um relato de experiência em docência em Educação Física da autora deste trabalho, Lisiane Garcia. A pesquisa se justifica pela novidade de implantação da BNCC na educação brasileira a partir de 2019. Vinte professores responderam as onze perguntas organizadas por meio da plataforma Google Forms. O questionário não contemplou a identidade dos participantes. Utilizou-se a BNCC para analisar e interpretar as respostas, bem como foram utilizados conceitos da pesquisa biográfica e autobiográfica para teorizar a segunda parte deste trabalho em que a pesquisadora apresenta o seu relato de experiência na docência de Educação Física. Os resultados apresentados apontam que os docentes estão se especializando em sua área; existe grande dificuldade na formação continuada; a maioria acredita na implementação da BNCC se houver tempo de estudo e formações; a maioria ainda não compreende bem as novas regras da BNCC; os estudos sobre a BNCC foram mais individuais; houve mudanças na prática docente; a maioria entende que a Educação Física deve trabalhar a linguagem corporal; a pandemia que se iniciou em 2019/2020 alterou estudos e planejamentos sobre a compreensão da BNCC. O relato da experiência docente reflete as questões trabalhadas nas respostas com relação à BNCC. Concluiu-se que a implementação da BNCC na Educação Física ainda demanda estudos, tempo e prática para a sua compreensão e execução.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-09-21T17:05:45Z No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 796746 bytes, checksum: 8a454637e0e161aeeaca2d2056139446 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-24T13:11:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 796746 bytes, checksum: 8a454637e0e161aeeaca2d2056139446 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-24T13:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 796746 bytes, checksum: 8a454637e0e161aeeaca2d2056139446 (MD5) Previous issue date: 2021-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectExperiência profissionalpt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.titleEducação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): as percepções de professores e um relatopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCIA.pdf778,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.