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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorMohr, Larissa Cassol-
dc.date2021-10-15-
dc.date.accessioned2021-12-08T14:41:13Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-08T14:41:13Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4710-
dc.description.abstractThe present work concerns a research that aims to reflect on the conceptions of Basic Education teachers about algebra, algebraic education and algebraic thinking. The focus of the investigation is centered on the teacher, considering that he has great interference in the teaching and learning process of algebra. Thus, the research takes place through a case study, having as a data collection instrument a questionnaire applied to teachers working in Elementary and High School in public and private schools, located in the Chapecó city and its surroundings. Through this questionnaire we seek to find out how these teachers define, understand and attribute meaning to algebra, algebraic education and algebraic thinking and then identify how algebra is taught, including methods and strategies for its teaching. The study is anchored in several conceptions about algebra, present in the literature, which served as a basis for the elaboration of textual categories for qualitative data analysis. It is noted that the conceptions of teachers about algebra, education and algebraic thinking are diverse and, in general, they are in line with what is presented in the literature, with emphasis on the perspective of problem solving and the ability to generalize situations. The constant search for specialization is reflected in the responses of the teachers, who attach due importance to algebra, prompting them to adhere to current teaching methods and strategies, capable of providing meaningful learning to the student and, above all, developing the algebraic thinking in himpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho diz respeito a uma pesquisa que visa refletir acerca das concepções de professores da Educação Básica sobre a álgebra, a educação algébrica e o pensamento algébrico. O foco da investigação centra-se no professor, considerando que o mesmo tem grande interferência no processo de ensino e aprendizagem da álgebra. Assim, a pesquisa se dá através de um estudo de casos, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, localizadas no município de Chapecó e seu entorno. Por meio deste questionário busca-se averiguar como estes professores definem, compreendem e atribuem significado para a álgebra, a educação algébrica e o pensamento algébrico e então identificar como a álgebra é ensinada, incluindo métodos e estratégias para o seu ensino. O estudo está ancorado em diversas concepções, envolvendo a álgebra, presentes na literatura, as quais serviram como base para a elaboração das categorias textuais de análise qualitativa dos dados. Nota-se que as concepções dos professores acerca da álgebra, da educação e do pensamento algébrico são diversas e, de maneira geral, vão ao encontro do que se apresenta na literatura, com destaque para a perspectiva da resolução de problemas e da habilidade de generalizar situações. A busca constante por especialização reflete-se nas respostas dos professores, que atribuem a devida importância à álgebra, impulsionando-os então a aderir métodos e estratégias de ensino atuais, capazes de proporcionar uma aprendizagem significativa ao aluno e, acima de tudo, desenvolver o pensamento algébrico no mesmo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-12-01T13:30:08Z No. of bitstreams: 1 MOHR.pdf: 655484 bytes, checksum: d1ae54bbebe5bb8851d6bbed1b0f827f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-08T14:41:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOHR.pdf: 655484 bytes, checksum: d1ae54bbebe5bb8851d6bbed1b0f827f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T14:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOHR.pdf: 655484 bytes, checksum: d1ae54bbebe5bb8851d6bbed1b0f827f (MD5) Previous issue date: 2021-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleConcepções de álgebra de professores na educação básica: da interpretação ao ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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