Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee1Melo, Marisol Vieira-
dc.contributor.referee2Neri, Antônio Marcos Correa-
dc.creatorMaestri, Alessandra-
dc.date2021-01-26-
dc.date.accessioned2021-12-08T14:47:33Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-08T14:47:33Z-
dc.date.issued2021-01-26-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4712-
dc.description.abstractMany issues of a financial nature are present in the daily lives of students, at different levels of education. The purchase of a food product in the school canteen or the acquisition of a material good, are examples of simple or complex actions, which require reflections for decision making. However, the student is rarely prepared to make the right decision. The school, as a place for the formation of citizens, must provide opportunities for discussions of this nature with students, developing a critical sense and financial responsibility. In particular, mathematics can contribute to citizen education through Critical Mathematics Education, proposed by Skovsmose. Thus, in this work, we seek to analyze two financial education projects in the light of the critical mathematics education learning environments, in two schools, one belonging to the public network and the other to the private teaching network, present in the city of Chapecó, Santa Catarina, with students enrolled in fourth year classes of Elementary School. The projects are developed annually and involve the entire school community, especially students and families, and this year, it counted on the collaboration of academics from the Mathematics Degree course, at the Federal University of Fronteira Sul. As a result, we found that both projects promoted activities that made it possible to move between different learning environments, which was fundamental for mathematical education to move towards the critical dimension. In particular, the environments that most appeared made reference to semi-reality and reality in scenarios for investigation, which valued the student as the protagonist of the process. Furthermore, as the activities provoked discussions, analyzes and conscious decisionmaking by the students, we concluded that the financial education projects contributed to the citizen formation of these subjectspt_BR
dc.description.resumoMuitas questões de natureza financeira estão presentes no dia a dia dos alunos, nos diferentes níveis de ensino. A compra de um produto alimentício na cantina da escola ou a aquisição de um bem material, são exemplos de ações simples ou complexas, que necessitam reflexões para a tomada de decisão. Contudo, poucas vezes o aluno está preparado para decidir de forma acertada. A escola, enquanto local de formação de cidadãos, deve oportunizar discussões desta natureza junto aos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a responsabilidade financeira. Em particular, a matemática pode contribuir para a formação cidadã por meio da Educação Matemática Crítica, proposta por Skovsmose. Assim, neste trabalho, busca-se analisar dois projetos de educação financeira à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, em duas escolas, sendo uma pertencente a rede pública e outra a rede privada de ensino, presentes na cidade de Chapecó, Santa Catarina, com alunos matriculados em turmas de quarto ano do Ensino Fundamental. Os projetos são desenvolvidos anualmente e envolvem toda a comunidade escolar, em especial, alunos e familiares, e neste ano, contou com a colaboração de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Como resultados, constatamos que ambos os projetos promoveram atividades que possibilitaram o trânsito entre os diferentes ambientes de aprendizagem, o que foi fundamental para a educação matemática caminhar em direção à dimensão crítica. Em especial, os ambientes que mais apareceram faziam referência à semirrealidade e a realidade em cenários para investigação, o que valorizou o aluno como protagonista do processo. Ademais, como as atividades suscitaram discussões, análises e tomada de decisão consciente por parte dos alunos, concluímos que os projetos de educação financeira contribuíram para a formação cidadã desses sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-12-01T13:06:11Z No. of bitstreams: 1 MAESTRI.pdf: 432544 bytes, checksum: 78f9038887c3f766ce8128fdabb899d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-08T14:47:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAESTRI.pdf: 432544 bytes, checksum: 78f9038887c3f766ce8128fdabb899d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T14:47:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAESTRI.pdf: 432544 bytes, checksum: 78f9038887c3f766ce8128fdabb899d8 (MD5) Previous issue date: 2021-01-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleEducação matemática crítica nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de projetos de educação financeirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAESTRI.pdf422,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.