Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Söthe, Ari-
dc.contributor.referee1Visentini, Monize Sâmara-
dc.contributor.referee2Dalcin, Dionéia-
dc.creatorWritzl, Darlan Nei-
dc.date2021-05-14-
dc.date.accessioned2021-12-09T16:51:42Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-12-09T16:51:42Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4738-
dc.description.abstractPRONAF is the main public policy aimed at family farming in Brazil, so it is important to periodically evaluate it, in order to verify its effectiveness in the municipalities it covers. Thus, this study aimed to analyze the distribution of PRONAF resources in the cities of Rio Grande do Sul considering socioeconomic indicators and characteristics of the rural environment. For this, 222 municipalities in Rio Grande do Sul were investigated, selected by simple random sampling. Data analysis was performed using descriptive statistics, ANOVA test and t test for independent samples. The main results point out that, for the municipalities of Rio Grande do Sul, the distribution of resources, on average, is different according to the value of production, the number of people employed in family farming, the HDI-M, the number of establishments with less than 20 hectares, the quantity of milk produced, the number of agro-industries, the number of establishments that receive technical assistance and the area of temporary and permanent crops. It is believed that the results presented in this study can help public policy makers to evaluate the effectiveness of PRONAF in RS and develop new strategies to improve its reach, especially for less capitalized farmers, and encourage alternative forms of production, such as cultivation. of organic food. It is concluded that PRONAF contributes to the development of family farming in the state of Rio Grande do Sul, however, some aspects of this public policy should be revised, since farmers with lower income ranges and with greater productive impediments access less resources of the program.pt_BR
dc.description.resumoO PRONAF é a principal política pública voltada à agricultura familiar no Brasil, por isso torna-se importante avaliá-la periodicamente, a fim de verificar sua eficácia nos municípios que abrange. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a distribuição dos recursos do PRONAF nos municípios gaúchos considerando indicadores socioeconômicos e características do meio rural. Para isso, foram investigados 222 municípios do Rio Grande do Sul, selecionados por amostragem probabilística aleatória simples. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, teste ANOVA e teste t para amostras independentes. Os principais resultados apontam que, para os municípios gaúchos, a distribuição de recursos, em média, é diferente conforme o valor da produção, o número de pessoas ocupadas na agricultura familiar, o IDH-M, o número de estabelecimentos com menos de 20 hectares, a quantidade de leite produzido, o número de agroindústrias, o número de estabelecimentos que recebem assistência técnica e a área de lavouras temporárias e permanentes. Acredita-se que os resultados apresentados neste estudo podem auxiliar os formuladores de políticas públicas a avaliarem a eficácia do PRONAF no RS e desenvolver novas estratégias para melhorar seu alcance, principalmente para os agricultores menos capitalizados, e incentivar formas de produção alternativas, como o cultivo de alimentos orgânicos. Conclui-se que o PRONAF contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar no cenário gaúcho, no entanto, alguns aspectos desta política pública, como os grupos de classificação dos agricultores e os subprogramas, deveriam ser revisados, uma vez que agricultores com menores faixas de renda e com maiores impedimentos produtivos acessam menos recursos do programa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-11-23T14:09:49Z No. of bitstreams: 1 WRITZL.pdf: 800523 bytes, checksum: bb3a1888ffec481541df8e1fdc4b60ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T16:51:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WRITZL.pdf: 800523 bytes, checksum: bb3a1888ffec481541df8e1fdc4b60ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T16:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WRITZL.pdf: 800523 bytes, checksum: bb3a1888ffec481541df8e1fdc4b60ad (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPropriedade ruralpt_BR
dc.titleDistribuição de recursos do PRONAF: análise a partir de indicadores socioeconômicos e características do meio rural gaúchopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRITZL.pdf781,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.