Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dalcin, Dionéia-
dc.contributor.referee1Fernandes, Denise Medianeira Mariotti-
dc.contributor.referee2Damke, Luana Ines-
dc.creatorSilva, Aryel Ricardo Nascimento da-
dc.date2021-09-27-
dc.date.accessioned2021-12-09T16:55:16Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-12-09T16:55:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4741-
dc.description.abstractWith the advancement of technology in all areas, the competitiveness between companies increases more and more, with this the competition for customers tends to increase. In this sense, customer loyalty is also becoming increasingly difficult, requiring the implementation of strategies for companies to gain prominence in the eyes of consumers. Based on this, the general objective of this research is to analyze the relationship marketing strategies for customer loyalty adopted by restaurant managers in the city of Cerro Largo/RS. This research is classified as exploratory and qualitative, focusing on three restaurants in the central area of Cerro Largo. The restaurants participated in interviews that took place in June 2021 and lasted an average of 20 minutes. The collected data went through the process of analysis and interpretation, and its analysis was carried out by data systematization, which consisted of transferring the transcripts made by the researcher and comparing them with the literature. The results show that of the three restaurants studied, two are managed by women and one by men, and most managers have higher education than high school. As for relationship marketing strategies, it is possible to emphasize that all managers recognize the importance of it in their establishments. In this way, managers are betting on the quality of their products and especially on customer loyalty. It was also observed that the relationship marketing tool most used by managers is internal marketing, which seeks to achieve harmony between employees and the internal part of the company. Thus, it is concluded that service is the main strategy used by restaurants in order to retain customers.pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia em todas as áreas, a competitividade entre as empresas aumenta cada vez mais, com isso a disputa por clientes tende a aumentar. Nesse sentido, a fidelização de clientes também se torna cada vez mais difícil, sendo necessária a implementação de estratégias para que as empresas ganhem destaque aos olhos dos consumidores. Com base nisso, o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar as estratégias de marketing de relacionamento para a fidelização de clientes adotadas pelos gestores dos restaurantes da cidade de Cerro Largo/RS. Essa pesquisa é classificada como exploratória e qualitativa, tendo como foco de estudo três restaurantes da área central de Cerro Largo. Os restaurantes participaram de entrevistas que ocorreram no mês de junho de 2021 e tiveram a duração média de 20 minutos. Os dados coletados passaram pelo processo de análise e interpretação, e sua análise se deu por sistematização de dados, que consistiu no repasse das transcrições feitas pelo pesquisador e sua comparação com a literatura. Os resultados evidenciam que dos três restaurantes estudados, dois são geridos por mulheres e um por homens, e na maioria os gestores possuem escolaridade superior ao ensino médio. Quanto as estratégias de marketing de relacionamento, é possível ressaltar que todos os gestores reconhecem a importância do mesmo em seus estabelecimentos. Dessa forma, os gerentes apostam na qualidade de seus produtos e principalmente no atendimento para a fidelização de clientes. Também foi observado que a ferramenta de marketing de relacionamento mais utilizada pelos gestores é o endomarketing, que trata de conseguir harmonia entre os funcionários e a parte interna da empresa. Assim, conclui-se que o atendimento é a principal estratégia utilizada pelos restaurantes, a fim de fidelizar clientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-11-23T14:49:15Z No. of bitstreams: 1 SILVA_A.pdf: 660076 bytes, checksum: a31eeed9b8532dabc495b027f830648f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T16:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA_A.pdf: 660076 bytes, checksum: a31eeed9b8532dabc495b027f830648f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T16:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA_A.pdf: 660076 bytes, checksum: a31eeed9b8532dabc495b027f830648f (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectMarketing internopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.titleFidelização de clientes: uma análise do marketing de relacionamento nos restaurantes de Cerro Largo/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA_A.pdf644,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.