Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorMensch, Aline-
dc.date2015-12-09-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:28:39Z-
dc.date.available2021-12-09T19:28:39Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, PR, procurou compreender diferentes olhares acerca do trabalho com alunos com Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH). Estando este processo articulado com a proposta de análise de narrativas produzidas pelo grupo de professores e licenciandos do PIBID, subprojeto de Química. Estas histórias foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), a partir da qual emergiram três categorias finais: (1) A importância da Formação inicial e continuada de professores para trabalharem com as diversidades em sala de aula; (2) Intervenções para alunos com TDAH; (3) Papel dos pais de alunos com TDAH. Devido ao tempo disponível para elaboração da análise optamos por trabalhar no momento apenas com a categoria (1), a que surgiu com maior incidência. Assim, as aprendizagens construídas nos mostraram a importância de se ter a formação inicial e continuada de docentes, tanto para troca de informações, ampliação do conhecimento, elaboração de atividades diversificadas, dentre outros. Da mesma forma, possibilita uma maior compreensão para trabalhar com a diversidade em sala de aula, tornando a escola mais acolhedora e interessante para os alunos. O trabalho permitiu ampliar nosso conhecimento a respeito deste transtorno, assim como a necessidade de constante aprimoramento e as características da escola, se mostrando de grande valia pois será nosso campo de atuação profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T18:30:26Z No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:28:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:28:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleOs diversos olhares acerca do trabalho com alunos com hiperatividade e déficit de atenção na sala de aula de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENSCH.pdf9,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.