Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cacciamani, Jackson Luís Martins | - |
dc.creator | Mensch, Aline | - |
dc.date | 2015-12-09 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:28:39Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T19:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4758 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, PR, procurou compreender diferentes olhares acerca do trabalho com alunos com Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH). Estando este processo articulado com a proposta de análise de narrativas produzidas pelo grupo de professores e licenciandos do PIBID, subprojeto de Química. Estas histórias foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), a partir da qual emergiram três categorias finais: (1) A importância da Formação inicial e continuada de professores para trabalharem com as diversidades em sala de aula; (2) Intervenções para alunos com TDAH; (3) Papel dos pais de alunos com TDAH. Devido ao tempo disponível para elaboração da análise optamos por trabalhar no momento apenas com a categoria (1), a que surgiu com maior incidência. Assim, as aprendizagens construídas nos mostraram a importância de se ter a formação inicial e continuada de docentes, tanto para troca de informações, ampliação do conhecimento, elaboração de atividades diversificadas, dentre outros. Da mesma forma, possibilita uma maior compreensão para trabalhar com a diversidade em sala de aula, tornando a escola mais acolhedora e interessante para os alunos. O trabalho permitiu ampliar nosso conhecimento a respeito deste transtorno, assim como a necessidade de constante aprimoramento e as características da escola, se mostrando de grande valia pois será nosso campo de atuação profissional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T18:30:26Z No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:28:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T19:28:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENSCH.pdf: 10073932 bytes, checksum: 7bf369484e6bbf2b55bab5ff8554df2a (MD5) Previous issue date: 2015-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada do professor | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Os diversos olhares acerca do trabalho com alunos com hiperatividade e déficit de atenção na sala de aula de química | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENSCH.pdf | 9,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.