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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Burg, Inês Claudete-
dc.contributor.referee1Simões , Willian-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Mariano Gilson da-
dc.creatorComin, Kelly Elisandra-
dc.date2019-08-12-
dc.date.accessioned2021-12-10T13:36:19Z-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-12-10T13:36:19Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4765-
dc.description.abstractThe western region of Santa Catarina is characterized by the predominance of family farming and small properties agriculture. In recent years, this region has faced a process of excluding a significant portion of farmers from agriculture. This situation demands changes in the ongoing development model in the region. Technical Assistance and Rural Extension (ATER) is one of the pillars of sustainable rural development and is advocated by many family farming entities as a means of reversing the reality of the countryside. In 2010, through Law No. 12.188, the National Policy of Technical Assistance and Rural Extension for Family Farming and Agrarian Reform (PNATER) was established, which sets the principles and guidelines for an ATER that effectively contributes to sustainable rural development. This study aimed to identify the performance of ATER organizations for the family farming segment and the main limits of the different ATER services in the municipality of São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. For this study we used case study methodology and interviews conducted with eight providers of ATER (public, private, cooperative and NGO). This study pointed out that the public entities have more attendance to family farmers, and the public that receives the largest attendance is the young and the consolidated properties. Few organizations know and follow PNATER guidelines. Through the study it was possible to conclude that the private entities and the production cooperatives do not meet the PNATER propositions and guidelines. While public entities seek to abide by PNATER's propositions, but encounter difficulties. The NGO and the service cooperative incorporate the policy, but do not have the infrastructure to guarantee the quality and continuity of the service.pt_BR
dc.description.resumoA região oeste catarinense tem como uma de suas características o predomínio da agricultura familiar e de propriedades de pequeno porte. Nos últimos anos, tem enfrentado um processo de exclusão de uma parcela significativa dos agricultores. Essa situação demanda mudanças no modelo de desenvolvimento em curso na região. A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável e é defendida por muitas entidades da agricultura familiar como meio de reverter a realidade do meio rural. Em 2010, através da Lei no12.188, foi instituída a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER, que estabeleceu os princípios e as diretrizes para uma ATER que contribua efetivamente para que o desenvolvimento rural sustentável. Este estudo teve por objetivo identificar a atuação de organizações de ATER destinada ao segmento da agricultura familiar e os principais limites dos diferentes serviços de ATER no município de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Para este estudo foi utilizada a metodologia de estudo de caso e entrevistas realizadas com oito entidades prestadoras de ATER, (pública, privada, cooperativas e ONG). O estudo apontou que as entidades públicas possuem maior número de atendimentos aos agricultores familiares, e o público que recebe maior atendimento são os jovens e as propriedades consolidadas. Poucas organizações conhecem e seguem as diretrizes da PNATER. Através do estudo foi possível concluir que as entidades privadas e as cooperativas de produção não atendem as proposições e diretrizes da PNATER. Enquanto que as entidades públicas buscam pautar-se pelas proposições da PNATER, mas encontram dificuldades. A ONG e a cooperativa de prestação de serviços incorporam a política, porém não possuem infraestrutura para garantir a qualidade e a continuidade do serviço.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-09-29T14:35:10Z No. of bitstreams: 1 COMIN.pdf: 1689048 bytes, checksum: 6c868f88968a897b6e14c02af557e9a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T13:36:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COMIN.pdf: 1689048 bytes, checksum: 6c868f88968a897b6e14c02af557e9a3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdução agrícolapt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Ruralpt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.titleO estudo de caso: assistência técnica e extensão rural no município de São Lourenço do Oeste-SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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