Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.creatorSomavilla, Caroline-
dc.date2018-11-20-
dc.date.accessioned2021-12-10T14:38:47Z-
dc.date.available2021-12-10T14:38:47Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4782-
dc.description.abstractThe principles of education highlight that it is important to develop teaching and learning processes that involve actively students. The legal basis for that suggest the use of different didactic strategies in education, which are used by teachers to mediate the contents, diversify and strengthen the processes of teaching science/biology. On the importance of breaking with the use of traditional character classes, the goal of the research was to discuss the use of teaching strategies by science and Biology teachers in schools of the municipality of Anchieta-SC. So the research was to understand what are the teaching strategies used in the classroom space and the perceived implications for teachers. The survey was developed through a semi-structured interview, with five science teachers and public school Biology of that municipality, reflections of experiences experienced in teaching practice, thus enabling understand the work in class with the use of different didactic strategies. The data were analyzed following the proposal of Discursive Textual Analysis (ATD) (MORAES and GALIAZZI, 2007), and this analysis approach establishes three stages that are classified into: unitarization, categorisation and communication. From the analysis of the data emerged two categories on the use of educational strategies in science education and biology: the importance and the knowledge of teachers about Teaching strategies; Difficulties and contributions raised by teachers when working with Teaching Strategies. Analyzing the categories and reports of respondents, we understand that there's a good adhesion and use of different didactic strategies, as well as the understanding of teachers on the importance of the use of the same. Understand also that often the teacher knows the importance of the strategies, I would like to use in their classes, but often face in limitations, such as lack of lab, internet, materials, transportation, making it impossible to develop different strategies in your class by restricting it to the more traditional.pt_BR
dc.description.resumoOs princípios da educação nacional destacam que é importante desenvolver processos de ensino e aprendizagem que envolvam ativamente os alunos. Para isso as bases legais sugerem a utilização de diferentes estratégias didáticas no ensino, que são utilizadas pelos docentes para mediar os conteúdos, diversificar as aulas e potencializar os processos de ensino de Ciências/Biologia. Diante da importância de romper com a utilização das aulas de caráter tradicional, o objetivo da pesquisa foi problematizar a utilização de estratégias didáticas pelos professores de Ciências e Biologia nas escolas do município de Anchieta-SC. Assim a pesquisa consistiu em compreender quais são as estratégias didáticas utilizadas no espaço da sala de aula e as repercussões percebidas pelos docentes. A pesquisa foi desenvolvida através de uma entrevista semiestruturada, com cinco professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do referido município, acolhendo reflexões de experiências vivenciadas na prática docente, com isso possibilitando compreender o trabalho em sala com a utilização de diferentes estratégias didáticas. Os dados foram analisados seguindo a proposta de Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES e GALIAZZI, 2007), sendo que esta abordagem de análise estabelece três etapas que são classificadas em: unitarização, categorização e comunicação. A partir da análise dos dados emergiram duas categorias acerca da utilização de estratégias didáticas no ensino de Ciências e Biologia: A importância e o conhecimento dos professores acerca das Estratégias Didáticas; Dificuldades e contribuições colocadas pelos professores ao trabalhar com Estratégias Didáticas. Analisando as categorias e relatos dos entrevistados, compreendemos que há uma boa adesão e utilização de diferentes estratégias didáticas, bem como a compreensão dos professores sobre a importância da utilização das mesmas. Compreendemos também que muitas vezes o professor sabe da importância das estratégias, gostaria de utilizar em suas aulas, mas muitas vezes esbarram em limitações, como falta de laboratório, internet, materiais, transporte, impossibilitando desenvolver diferentes estratégias em suas aulas, restringindo-se às mais tradicionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-10-04T19:17:56Z No. of bitstreams: 1 SOMAVILLA.pdf: 379407 bytes, checksum: edf5e44f318609cd8ba81bf7b242a45e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T14:38:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOMAVILLA.pdf: 379407 bytes, checksum: edf5e44f318609cd8ba81bf7b242a45e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T14:38:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOMAVILLA.pdf: 379407 bytes, checksum: edf5e44f318609cd8ba81bf7b242a45e (MD5) Previous issue date: 2018-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias didáticas no ensino de ciências e biologia nas escolas de Anchieta - SC: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOMAVILLA.pdf370,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.