Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cacciamani, Jackson Luís Martins | - |
dc.creator | Hansen, Daniela Ferrandin | - |
dc.date | 2018-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T17:07:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T17:07:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa é desenvolvido no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza – PR. A intenção é compreendermos a formação inicial de professores, sendo uma pesquisa com viés qualitativo e narrativo, baseada na proposta da narrativa autobiográfica ou narrativa de si. Por isso, a presente pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tem como enfoque a minha caminhada no curso de licenciatura em Química em diversos espaços e tempos, juntamente com os limites e potencialidades presentes no desenvolvimento e concretização da profissionalização docente. Produziremos narrativas acerca desses diversos episódios vividos no curso, por exemplo, a participação nos vários momentos proporcionados pela nossa Universidade e outras Instituições de Ensino Superior, bem como as escolas da Educação Básica (eventos - palestras, congressos, encontros -, projetos - ensino, pesquisa e extensão – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – e, especialmente, os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), tanto no Ensino Fundamental em Ciências quanto no Ensino Médio em Química). Reiteramos o argumento de que a formação inicial de professores necessita de conteúdos diversos (conceituais, atitudinais, procedimentais, éticos, morais, religiosos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos, históricos, epistemológicos, etc), ou seja, é importante que a formação de professores ocorra nessa interação entre a escola da Educação Básica e a Universidade. As narrativas serão analisadas de acordo com a metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), pois chegamos em categorias que representam as compreensões no processo de pesquisa acerca da formação inicial de professores de Química, sendo elas [I] O processo de formação de professores; [II] Concretização da carreira profissional; [III] Ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-30T18:01:30Z No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T17:07:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-10T17:07:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5) Previous issue date: 2018-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | A potencialidade das narrativas de si no sentido de compreender o processo de constituição de si enquanto professora de química | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HANSEN.pdf | 511,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.