Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorHansen, Daniela Ferrandin-
dc.date2018-12-13-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:07:54Z-
dc.date.available2021-12-10T17:07:54Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4788-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa é desenvolvido no curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza – PR. A intenção é compreendermos a formação inicial de professores, sendo uma pesquisa com viés qualitativo e narrativo, baseada na proposta da narrativa autobiográfica ou narrativa de si. Por isso, a presente pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tem como enfoque a minha caminhada no curso de licenciatura em Química em diversos espaços e tempos, juntamente com os limites e potencialidades presentes no desenvolvimento e concretização da profissionalização docente. Produziremos narrativas acerca desses diversos episódios vividos no curso, por exemplo, a participação nos vários momentos proporcionados pela nossa Universidade e outras Instituições de Ensino Superior, bem como as escolas da Educação Básica (eventos - palestras, congressos, encontros -, projetos - ensino, pesquisa e extensão – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – e, especialmente, os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), tanto no Ensino Fundamental em Ciências quanto no Ensino Médio em Química). Reiteramos o argumento de que a formação inicial de professores necessita de conteúdos diversos (conceituais, atitudinais, procedimentais, éticos, morais, religiosos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos, históricos, epistemológicos, etc), ou seja, é importante que a formação de professores ocorra nessa interação entre a escola da Educação Básica e a Universidade. As narrativas serão analisadas de acordo com a metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), pois chegamos em categorias que representam as compreensões no processo de pesquisa acerca da formação inicial de professores de Química, sendo elas [I] O processo de formação de professores; [II] Concretização da carreira profissional; [III] Ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-30T18:01:30Z No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T17:07:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T17:07:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HANSEN.pdf: 523891 bytes, checksum: 55ddba30b0cb3fd248ce976493c331bc (MD5) Previous issue date: 2018-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleA potencialidade das narrativas de si no sentido de compreender o processo de constituição de si enquanto professora de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANSEN.pdf511,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.