Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.contributor.advisor-co1Zanotto, Caroline-
dc.creatorPivetta, Caila Luani-
dc.date2018-12-14-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:29:10Z-
dc.date.available2021-12-10T17:29:10Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4791-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa procura compreender a inserção das mulheres na história das Ciências, juntamente com um enfoque étnico- racial a respeito das mulheres negras nas Ciências, bem com os seus limites e potencialidades de atuação profissional diante de aspectos sociais, culturais e políticos desse contexto. Este trabalho pertence ao curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR). A intenção é compreendermos em que momentos ocorreram publicações acerca da inserção das mulheres nas Ciências ao longo dos anos no periódico Química Nova na Escola (QNEsc), pois, entendemos que esta revista tem um importante papel porque integra o processo formativo de professores de Ciências/Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade. A pesquisa documental acerca do levantamento de dados dos artigos incidiu na Revista Química Nova na Escola – QNEsc, de modo a proporcionar uma análise exploratória no periódico, potencializando assim entendermos o movimento de publicização na revista a respeito desse tema investigado entre os anos de 1995 a 2017. Algumas considerações do trabalho de pesquisa são: [1] as mulheres sempre publicaram menor número de artigos que os homens nesta revista; [2] em 23 anos analisados somente em 2 destes anos as mulheres publicaram mais que os homens; [3] as temáticas publicadas pelas mulheres são mais voltadas para a área de entendimento do processo de aprendizagem, sobre os convívios nas escolas. Fizemos também neste trabalho uma pesquisa acerca da inserção das mulheres negras na construção ou produção do conhecimento nas Ciências, dando ênfase às suas lutas contra outro fator que dificultava sua inserção no meio, o preconceito étnico-racial para além do preconceito de gênero. O trabalho tem uma perspectiva histórica identificando alguns dos motivos pelos quais as mulheres são minoria nas áreas de Ciências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-30T18:10:32Z No. of bitstreams: 1 PIVETTA.pdf: 720423 bytes, checksum: 64e7712733941c1395268336c8ee611a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T17:29:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIVETTA.pdf: 720423 bytes, checksum: 64e7712733941c1395268336c8ee611a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T17:29:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIVETTA.pdf: 720423 bytes, checksum: 64e7712733941c1395268336c8ee611a (MD5) Previous issue date: 2018-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleExcertos da história das mulheres nas ciências com um enfoque étnico racial: compreendendo a sua inserçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIVETTA.pdf703.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.