Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorCampos, Vivian Cleia Weber-
dc.date2021-01-01-
dc.date.accessioned2021-12-10T18:37:00Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-12-10T18:37:00Z-
dc.date.issued2021-01-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4799-
dc.description.abstractIn this course completion work, the objective is to propose a didactic sequence that addresses mathematical modeling as a tool that facilitates the teaching-learning process, seeking to explore the concepts of spatial geometry present in the construction of house models, with the construction of knowledge by the student. In this perspective, we sought to investigate the importance and contribution of using mathematical modeling as a methodological tool for the study of geometry in high school. It is understood that the application of the proposal can contribute to facilitate student learning. To guide the elaboration of the proposal, a bibliographic research was carried out, in an attempt to understand the process of using modeling and its importance for the teaching-learning of mathematics. The application of the didactic sequence was initiated in a third year class of High School in 2020, but was interrupted due to the COVID- 19 Pandemic. In this application, a qualitative approach was envisaged with the instruments chosen for data collection, observation and recording with notes in the logbook, the students' productions, questionnaires and interviews. Based on bibliographic research and partial application of the sequence, there are indications that the use of modeling can contribute to the teaching and learning process of mathematics, arousing students' interest, curiosity and especially motivation in the search for new knowledge.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso tem-se como objetivo, propor uma sequência didática que aborda a modelagem matemática como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, buscando explorar os conceitos de geometria espacial presentes na construção de maquetes de casas, tendo como prioridade a construção do conhecimento por parte do aluno. Nessa perspectiva, buscou-se investigar a importância e a contribuição do uso da modelagem matemática como instrumento metodológico para o estudo de geometria no Ensino Médio. Entende-se que a aplicação da proposta possa contribuir para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para orientar a elaboração da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender o processo de utilização da modelagem e a importância dela para o ensino-aprendizagem da matemática. A aplicação da sequência didática foi iniciada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio no ano de 2020, porém foi interrompida em função da Pandemia do COVID-19. Nesta aplicação, previa-se uma abordagem qualitativa tendo como instrumentos escolhidos para coleta de dados, a observação e o registro com anotações em diário de bordo, as produções dos alunos, questionários e entrevistas. Com base na pesquisa bibliográfica e na aplicação parcial da sequência, observamse indicativos de que o uso da modelagem pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática, despertando nos alunos o interesse, a curiosidade e principalmente motivação na busca de novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-26T14:00:20Z No. of bitstreams: 1 CAMPOS.pdf: 1158288 bytes, checksum: 5b4f8b0427fd4c3e891bd91c1be2b6cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T18:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMPOS.pdf: 1158288 bytes, checksum: 5b4f8b0427fd4c3e891bd91c1be2b6cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T18:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMPOS.pdf: 1158288 bytes, checksum: 5b4f8b0427fd4c3e891bd91c1be2b6cd (MD5) Previous issue date: 2021-01-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA modelagem matemática como instrumento metodológico para o estudo da geometria no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMPOS.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.