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dc.creatorCorazza, Sandra Mara-
dc.creatorNicolay, Deniz Alcione-
dc.date.accessioned2017-06-22T18:33:12Z-
dc.date.available2017-06-22-
dc.date.available2017-06-22T18:33:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.citation.spage87pt_BR
dc.citation.epage109pt_BR
dc.identifier.doidoi: 10.12957/childphilo.2016.23352pt_BR
dc.identifier.issn1984-5987pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/485-
dc.description.abstractThe present paper discusses the critical universe of the theatre play Incêndios, by Wadji Mouawad, taking the actions of the main character, Nawal, as both the starting point and the point of arrival of the narrative. It punctuates the writing and memory mechanisms as triggers for thought and plot among the elements of the play. In this regard, it attains to a conceptual comprehension of the notion of time, seeking out its dimensions in the course of the drama. It encounters in Sophocles' Filoctetes a philosophical and instrumental proximity. For this reason, Incêndios and the classical work are parallel. It also raises critic social themes over and above the aesthetic and scenographic core, expanding the analysis to questions that involve contemporaneous socio-demographic problems. Finally, it thematizes notions of childhood through problematizing the “childishness” trope most clearly displayed in the work Endless Childhood (CORAZZA, 2000). It uses a conceptualpt_BR
dc.description.resumoO texto trata do universo crítico da peça Incêndios de Wadji Mouawad. Procura caracterizar as ações da personagem central, Nawal, como ponto de partida (e de chegada) da narrativa. Pontua os mecanismos de escrita e memória como disparadores do pensamento e da trama entre os elementos da peça. Nesse sentido, se atém à compreensão conceitual da noção de tempo, procurando localizar suas dimensões no drama. Encontra em Sófocles proximidade filosófica e instrumental com os elementos utilizados na construção das cenas. Por isso, paraleliza Incêndios com a obra clássica Filoctetes. A partir daí, sinaliza movimentos de criação das temáticas que se sobressaem e se relacionam nas abordagens dos enredos, apesar da distância temporal entre ambas. Procura ainda, lançar a temática da crítica social, apresentada pelo autor, para além do núcleo estético e cenográfico, expandindo essa análise para questões que envolvem problemas sócio demográficos contemporâneos. Por fim, tematiza a expressão infâncias do presente relacionando-a a noção de Infância Sem Fim (CORAZZA, 2000), problematizando o chamado dispositivo de infantilidade. Utiliza a compreensão conceitual de tal dispositivo para efetuar considerações sobre dois momentos da infância que se apresentam na peça. No primeiro momento, trata da origem do sentimento da personagem Nawal e, no segundo momento, trata da expiação desse mesmo sentimento, efetuando, assim, a condição trágica por excelência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T18:33:02Z No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 360436 bytes, checksum: 5fac169ae1653233587ca3ac5938e1d4 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T18:33:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NICOLAY.pdf: 360436 bytes, checksum: 5fac169ae1653233587ca3ac5938e1d4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUERJpt_BR
dc.relation.ispartofChildhood & Philosophypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia da Educaçãopt_BR
dc.subjectWajdi Mouawadpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectSófoclespt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.titleCenas e tempos de uma infância sem fim: o sentimento trágico em Incêndiospt_BR
dc.title.alternativeScenes from an endless childhood: the tragic feeling in incêndiospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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