Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.contributor.referee1Cassol, Alessandra-
dc.contributor.referee2Neves, Andrei Moreira-
dc.creatorPavan, Nilara Izabel Von Fruauff-
dc.date2021-10-04-
dc.date.accessioned2022-01-04T18:50:26Z-
dc.date.available2021-12-09-
dc.date.available2022-01-04T18:50:26Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4884-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the actions of entrepreneurial education performed in the Business course on the Chapecó campus of the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS and their connection with the development of entrepreneurial skills and the entrepreneurial intention. For this study a systematic research was carried out, which served as the foundation for developing a research instrument to be applied through a survey with the students of the Business course. The analysis of the questionnaire was executed by applying multivariate modeling techniques such as exploratory factor analysis by Principal Component Analysis - PCA, multiple regression analysis and descriptive statistics. The results found indicate the existence of a relationship between the studied constructs: entrepreneurial education, entrepreneurial skills and entrepreneurial intention. The greatest relationship found was between entrepreneurial skills and the entrepreneurial intention, followed by entrepreneurial education with entrepreneurial skills and entrepreneurial education with entrepreneurial intention. Among the entrepreneurial education actions, the actions carried out at the university stand out, especially involving exposure to successful entrepreneurs. Accordingly, it is concluded that entrepreneurial education actions influence the development of entrepreneurial skills and entrepreneurial intention, as well as improving entrepreneurial skills, it is possible to increase the interest in entrepreneurship. Therefore, it is possible to use this information as insights within the Business program and it is suggested that this study be expanded to other courses at the Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, in order to verify whether the results are exclusive to courses with a certain degree of affinity with the theme.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou analisar as ações de educação empreendedora realizadas no curso de Administração do campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e sua conexão com o desenvolvimento das competências empreendedoras e a intenção de empreender. Para o estudo foi efetuado uma pesquisa sistemática que serviu de base para a criação do instrumento para ser aplicado através de survey com os estudantes do curso de Administração. A análise do questionário foi efetuada aplicando técnicas de modelagem multivariada como análise fatorial por componentes principais, análise de regressão múltipla e estatística descritiva. Os resultados encontrados apontam a existência de relação entre os constructos estudados: educação empreendedora, competências empreendedoras e intenção de empreender. A maior relação encontrada foi entre as competências empreendedoras e a intenção de empreender, seguida de educação empreendedora e competências empreendedoras e de educação empreendedora e intenção de empreender. Dentre as ações de educação empreendedora, destacam-se as ações realizadas na universidade especialmente envolvendo a exposição a empreendedores de sucesso. Portanto conclui-se que as ações de educação empreendedora influenciam no desenvolvimento de competências empreendedoras e na intenção empreendedora, bem como ao aprimorar as habilidades empreendedoras, é possível aumentar o interesse de empreender. Assim sendo, é possível utilizar estas informações como insights dentro do curso de administração e sugere-se a ampliação deste estudo aos outros cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul, a fim de verificar se os resultados são exclusivos de cursos com certo grau de afinidade com o tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-12-09T12:15:31Z No. of bitstreams: 1 PAVAN.pdf: 1089628 bytes, checksum: ce8713fd0a6ba96e71193db061169ef9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-04T18:50:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAVAN.pdf: 1089628 bytes, checksum: ce8713fd0a6ba96e71193db061169ef9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-04T18:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAVAN.pdf: 1089628 bytes, checksum: ce8713fd0a6ba96e71193db061169ef9 (MD5) Previous issue date: 2021-10-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subjectProdução (economia)pt_BR
dc.titleDesmitificando o empreendedorismo: a relação entre educação empreendedora, competências empreendedoras e intenção de empreenderpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAVAN.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.