Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Potrich, Tassiana-
dc.contributor.referee1Brum, Crhis Netto de-
dc.contributor.referee2Lima, Jeane Barros de Souza-
dc.creatorClement, Jennifer-
dc.date2021-05-18-
dc.date.accessioned2022-01-04T19:15:18Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2022-01-04T19:15:18Z-
dc.date.issued2021-05-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4892-
dc.description.abstractSocial media is already part of the daily lives of individuals, being a tool for exchange and search for knowledge on various subjects. In this scenario, technology can be used as an instrument for the dissemination of information by health professionals, especially when it comes to immunizations. Thus, it can be said that social media can influence people's daily lives, and this movement is understood as technosociality. Through this study, the objective was to understand technosociality in the daily routine of Primary Health Care professionals involved in the immunization process of children under five years old. This study was developed with a qualitative approach with a single case study method, with theoretical support from Michel Maffesoli's Comprehensive Sociology and Daily Life framework. The study was carried out between the months of March and April, in a municipality in the west of the state of Santa Catarina, with 12 Primary Health Care professionals involved in the National Immunization Program. The production of data occurred by three sources, namely, data on the vaccination coverage of the studied municipality, a semi-structured form with open and closed questions and a field diary. The data were organized and analyzed according to the content analysis of Laurence Bardin, with pre-analysis, material exploration and treatment of results being carried out. It can then be seen that of the 14 vaccines recommended by the Ministry of Health for children under five years old, only five reached the vaccine coverage, namely BCG, Human Rotavirus, Conjugated Meningococcal, Pneumococcal and Poliomyelitis. In addition, after producing data with those surveyed, it was possible to list two categories: the daily lives of PHC professionals working in the PNI and the powers and limits of technosociality in the daily lives of professionals working in the PNI. Thus, it was evident through the speeches of the participants, that users of Primary Health Care are sometimes motivated to carry out vaccines for information they received through social media. However, other speeches report that a limit faced in daily life is in relation to the incorrect information that users have about vaccination, in which professionals need to make efforts to demystify these inconsistencies.pt_BR
dc.description.resumoAs mídias sociais já fazem parte do cotidiano dos indivíduos, sendo uma ferramenta de troca e busca de conhecimento sobre diversos assuntos. Nesse cenário, a tecnologia pode ser utilizada como um instrumento de disseminação de informações pelos profissionais de saúde, em especial, quando trata-se de imunizações. Assim, pode-se afirmar que mídias sociais podem influenciar o cotidiano das pessoas, e, esse movimento, é entendido como tecnossocialidade. Por meio desse estudo objetivou-se compreender a tecnossocialidade no cotidiano dos profissionais da Atenção Primária à Saúde envolvidos no processo de imunizações de crianças menores de cinco anos. O presente estudo foi desenvolvido com uma abordagem qualitativa com método de estudo de caso único, com apoio teórico do referencial da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. O estudo foi realizado entre os meses de março e abril de 2021, em um município do Oeste do estado de Santa Catarina, com 12 profissionais da Atenção Primária à Saúde envolvidos no Programa Nacional de Imunizações. A produção de dados ocorreu por três fontes, quais sejam, dados da cobertura vacinal do município estudado, formulário semiestruturado com questões abertas e fechadas e diário de campo. Os dados foram organizados e analisados conforme análise de conteúdo de Laurence Bardin, sendo realizado a pré-análise, exploração de material e tratamento de resultados. Pode-se então, constatar que das 14 vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde para crianças menores de cinco anos, apenas cinco atingiram a cobertura vacinal, sendo elas a BCG, Rotavírus Humano, Meningocócica Conjugada, Pneumocócica e Poliomielite. Além disso, após produção de dados com os pesquisados, foi possível elencar duas categorias: o cotidiano dos profissionais da APS que atuam no PNI e potências e limites da tecnossocialidade no cotidiano dos profissionais que atuam no PNI. Sendo assim, ficou evidenciado por meio das falas dos participantes, que os usuários da Atenção Primária à Saúde por vezes são motivados a realizar as vacinas por informações que receberam por meio das mídias sociais. Entretanto, outros discursos relatam que um limite enfrentado no cotidiano é em relação às informações incorretas que usuários têm sobre a vacinação, no qual os profissionais precisam desprender esforços para desmistificar essas incoerências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-10-21T22:23:54Z No. of bitstreams: 1 CLEMENT.pdf: 2716384 bytes, checksum: 6a6a78f5eba8a53020cc622dc5002138 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-04T19:15:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CLEMENT.pdf: 2716384 bytes, checksum: 6a6a78f5eba8a53020cc622dc5002138 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-04T19:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEMENT.pdf: 2716384 bytes, checksum: 6a6a78f5eba8a53020cc622dc5002138 (MD5) Previous issue date: 2021-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectImunizaçãopt_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleA tecnossocialidade no cotidiano dos profissionais da atenção primária à saúde envolvidos no processo de vacinação de crianças menores de cinco anospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEMENT.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.