Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.creator | Menegas, Rômulo | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T13:57:19Z | - |
dc.date.available | 2021-12-28 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T13:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre a relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho. O problema central está pautado na seguinte pergunta: como ocorre a relação da gestão escolar com a organização e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho? E, portanto, objetiva compreender essa relação, propondo-se a identificar como se dá a formação inicial e continuada dos gestores escolares das instituições analisadas; problematizar a prática interdisciplinar e analisar o potencial interdisciplinar no atual modelo curricular e na organização do cotidiano das instituições de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa, baseia-se no método de estudos multicasos e utiliza a técnica dequestionário aberto como procedimento técnico de coleta de informações. Para isso, participaram três gestores escolares, cada um representando uma instituição de ensino público de diferentes municípios. Como resultado, o artigo identificou falhas na formação inicial e continuada dos gestores, falta de orientação nos rumos dos objetivos e tomada de decisão por parte deles e que ainda estamos longe de atingirmos a transformação interdisciplinar e a superação da fragmentação do saber nos espaços escolares. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:09:55Z No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T13:57:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T13:57:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Interdisciplinares | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
dc.title | A relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas Públicas Municipais do Norte Gaúcho | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEGAS.pdf | 398,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.