Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorMenegas, Rômulo-
dc.date2021-12-
dc.date.accessioned2022-01-06T13:57:19Z-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2022-01-06T13:57:19Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4955-
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre a relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho. O problema central está pautado na seguinte pergunta: como ocorre a relação da gestão escolar com a organização e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares em escolas públicas municipais do norte gaúcho? E, portanto, objetiva compreender essa relação, propondo-se a identificar como se dá a formação inicial e continuada dos gestores escolares das instituições analisadas; problematizar a prática interdisciplinar e analisar o potencial interdisciplinar no atual modelo curricular e na organização do cotidiano das instituições de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa, baseia-se no método de estudos multicasos e utiliza a técnica dequestionário aberto como procedimento técnico de coleta de informações. Para isso, participaram três gestores escolares, cada um representando uma instituição de ensino público de diferentes municípios. Como resultado, o artigo identificou falhas na formação inicial e continuada dos gestores, falta de orientação nos rumos dos objetivos e tomada de decisão por parte deles e que ainda estamos longe de atingirmos a transformação interdisciplinar e a superação da fragmentação do saber nos espaços escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:09:55Z No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T13:57:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-06T13:57:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENEGAS.pdf: 408541 bytes, checksum: d8336467fe7e30075063116aff09a964 (MD5) Previous issue date: 2021-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Interdisciplinarespt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.titleA relação entre a gestão escolar e as práticas interdisciplinares em escolas Públicas Municipais do Norte Gaúchopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGAS.pdf398,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.