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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da | - |
dc.creator | Bertolassi, Gabriele Marina | - |
dc.date | 2021-12 | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T13:58:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-29 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T13:58:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4956 | - |
dc.description.resumo | A Gestão Escolar Democrática é um princípio que orienta as escolas públicas, embasado legalmente e que conta com categorias de participação colegiada, sendo regido pela descentralização, autonomia, transparência e pluralidade. A efetivação da Gestão Escolar Democrática no sistema de ensino associa-o à própria democracia social. Ao examinar tal situação, este estudo ressalta o problema de pesquisa a seguir: quais seriam as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar Democrática e quais os desafios impostos aos gestores na agenda contemporânea? Como hipótese, defende-se que a Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação, favorecendo a democracia. O objetivo geral é discutir as considerações teóricas e conceituais da Gestão Escolar de modo a refletir sobre o papel que o gestor deve desempenhar para sua efetivação. No que se refere ao estabelecimento de objetivos específicos, evidenciam-se: contextualizar os fundamentos históricos da Gestão Escolar Democrática; verificar os conceitos associados à Gestão Escolar Democrática; designar a função da Gestão Escolar Democrática no ambiente escolar, investigar a função do gestor democrático e seus desafios no contexto escolar e analisar os princípios da Gestão Escolar Democrática. A Revisão Bibliográfica Narrativa, também conhecida por Revisão de Literatura, é o procedimento metodológico definido para esta pesquisa. Isto posto, a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significado, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-05T15:48:34Z No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 630813 bytes, checksum: be59e53e8cefcbf452d7f72e954adbbb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-06T13:58:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 630813 bytes, checksum: be59e53e8cefcbf452d7f72e954adbbb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-06T13:58:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 630813 bytes, checksum: be59e53e8cefcbf452d7f72e954adbbb (MD5) Previous issue date: 2021-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar Democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico. | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar democrática: dimensões teóricas, desafios e possibilidades de uma agenda contemporânea. | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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