Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee1Ribeiro Júnior, Halferd Carlos-
dc.contributor.referee2Ascari, Viviane Marmentini-
dc.creatorFrancescon, Alice-
dc.date2019-12-17-
dc.date.accessioned2022-01-20T18:02:10Z-
dc.date.available2020-02-21-
dc.date.available2022-01-20T18:02:10Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4980-
dc.description.abstractThis paper discusses the history of education in the municipality of Entre Rios do Sul, with emphasis on rural education, from the construction to the closure of municipal schools in rural areas. To understand this process, it was formed in time and in the legislation in order to identify advances and setbacks during this period. To this end, social and economic factores were addressed, giving special attention to the arrival of the first settlers, the inauguration of the Rio Passo Fundo Hydroelectric Plant, the political and administrative emancipation of the municipality and more recente numerial data. The research is based on the 14 rural schools that existed in the municipal territory during the 1990s and, through it, it was realized that, wich the rural exodus, only one still carries out its activities and the others were closed over the years. In addition to Reading several books focused on education, research was carried out in the newspaper A Voz da Serra, in the municipality of Erechim, in to the final minutes and documents of the schools that are filed with the Entre Rios do Sul Department of Education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a história da educação no município de Entre Rios do Sul, com ênfase na educação rural, da construção ao fechamento das escolas municipais em localidades interioranas. Para entender tal processo, voltou-se no tempo e na legislação a fim da identificação de avanços e recuos ao longo deste período. Para tanto abordou-se fatores sociais e econômicos dando especial atenção à chegada dos primeiros colonizadores, à inauguração da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo, à emancipação político-administrativa do município e dados numéricos mais recentes. A pesquisa baseou-se nas 14 escolas rurais que existiam no território municipal durante a década de 1990 e, através dela, percebeu-se que, com o êxodo rural, apenas uma ainda exerce suas atividades tendo sido as demais, fechadas no decorrer dos anos. Além da leitura de diversos livros com foco em educação, foram realizadas pesquisas no Jornal A Voz da Serra, do município de Erechim, além das atas finais e documentos das escolas que estão arquivados na Secretaria de Educação de Entre Rios do Sul.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-01-20T15:45:05Z No. of bitstreams: 1 FRANCESCON.pdf.pdf: 2566684 bytes, checksum: 0c9750e611fa54435786ceda79b52e20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-20T18:02:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCESCON.pdf.pdf: 2566684 bytes, checksum: 0c9750e611fa54435786ceda79b52e20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-20T18:02:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCESCON.pdf.pdf: 2566684 bytes, checksum: 0c9750e611fa54435786ceda79b52e20 (MD5) Previous issue date: 2019-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMunicípio de Entre Rios do Sulpt_BR
dc.titleHistória da educação no município de Entre Rios do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCESCON.pdf.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.