Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Claudete Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Sartori, Ari José-
dc.contributor.referee1Durgente, Flávia-
dc.contributor.referee2Santos, Claudecir dos-
dc.creatorPetry Junior, Nereu José-
dc.date2021-02-16-
dc.date.accessioned2022-01-26T13:55:16Z-
dc.date.available2022-01-26-
dc.date.available2022-01-26T13:55:16Z-
dc.date.issued2021-02-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4990-
dc.description.abstractThis work aims to investigate a teaching practice in the debate on gender and sexuality based on what was reported with eight Sociology teachers / teachers in the city of Chapecó, SC, in times of constant promotion by the supporters and creators of Escola Sem Partido. The methodology used was a semi-structured change in search of the academic, political and pedagogical habitus of / of the teachers around the discussion of these themes. The theories that guided this investigation start from the contributions of Pierre Bourdieu with his concepts of field and habitus, and from the post-structuralist theories in the debate about gender and sexuality. Evidence shows that training on these topics is essential for this debate to appear at school, however, the search for more about these topics is based on the interest of the teachers, which is linked to their political and pedagogical trajectories. The study aims to contribute to the understanding that a school is a diverse and disputed environment, both in terms of political positions and in the diversity of gender and sexual identities. As such, we must strive for inclusive and democratic education.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo investigar a prática docente no debate sobre gênero e sobre sexualidade a partir de entrevistas com oito professoras/es de Sociologia no município de Chapecó, SC, em tempos de constantes ataques promovidos por parte dos apoiadores e idealizadores do Escola Sem Partido acerca dessas temáticas. A metodologia utilizada foi de entrevistas semiestruturadas em busca do habitus acadêmico, político e pedagógico das/dos docentes em torno da discussão dessas temáticas. As teorias que orientaram essa investigação partem das contribuições de Pierre Bourdieu com seus conceitos de campo e habitus, e das teorias pós-estruturalistas no debate sobre gênero e sobre sexualidade. As conclusões mostram que a formação sobre essas temáticas são imprescindíveis para que esse debate apareça na escola, porém, a busca por saber mais sobre essas temáticas passa pelo interesse das/dos docentes que está ligado as suas trajetórias políticas e pedagógicas. O estudo pretende contribuir para o entendimento que a escola é um ambiente diverso e de disputas, tanto de posicionamentos políticos, como na diversidade de identidades de gênero e sexuais. E como tal, devemos lutar por uma educação inclusiva e democrática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-01-26T10:59:36Z No. of bitstreams: 1 PETRY JUNIOR.pdf: 785665 bytes, checksum: df9370e33709b9f7f68c0ce60bfad8e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-01-26T13:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PETRY JUNIOR.pdf: 785665 bytes, checksum: df9370e33709b9f7f68c0ce60bfad8e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T13:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PETRY JUNIOR.pdf: 785665 bytes, checksum: df9370e33709b9f7f68c0ce60bfad8e0 (MD5) Previous issue date: 2021-02-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGênero (grupos sociais)pt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleGênero e sexualidade na escola em tempos de escola sem partido: estudo exploratório no município de Chapecó,SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PETRY JUNIOR.pdf767,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.