Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Linzmeier, Adelita Maria-
dc.contributor.advisor-co1Pretto, Marcos-
dc.creatorCapeletti, Rodrigo-
dc.date2019-11-21-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:07:05Z-
dc.date.available2022-03-08T13:07:05Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5091-
dc.description.abstractCommunication is a basic human need that happens through language, allowing us to express ideas and opinions. In addition to the oral-auditory language modality, there are the visuospatial modality, which are used by deaf individuals and some hearing impaired. In Brazil, Federal Decree No. 5,626 / 05 of December 22, 2005, guarantees to students with this linguistic and communication difference, learning in schools through Libras (Brazilian Sign Language). However, one of the main obstacles that exist for this education to occur effectively and equitably is the absence of specific signs. These, if they existed, would streamline the work of interpreters and teachers in helping the deaf to understand different areas of knowledge. Mainly the content of biology, which contains numerous scientific terms and concepts of their own, such as entomology, which becomes difficult to understand due to the absence of signs that represent its terms and concepts. This study analyzed nine Pound glossaries, both print and online and 28 videos contained on the YouTube sharing platform. Thus were found 29 signs that can be used within the area of entomology. However, the vast majority of the words found refer to the names of insects, such as butterfly, bee and fly, thus missing more specific terms for science, and entomology itself, since all glossaries analyzed address more general words, lacking them specifics. Thus, 70 signs were created, covering the taxonomic categories and basic morphology of Insecta. Signals have been dictionaryised alongside existing signals and posted on the YouTube sharing platform.pt_BR
dc.description.resumoA comunicação é uma necessidade básica do ser humano que acontece através da linguagem, nos permitindo expressar ideias e opiniões. Além da modalidade linguística oral-auditiva, existem as de modalidade visuoespacial, que são utilizadas pelos indivíduos surdos e alguns deficientes auditivos. No Brasil, o decreto federal nº 5.626/05 de 22 de dezembro de 2005, garante aos alunos com essa diferença linguística e de comunicação, o aprendizado nas escolas por intermédio da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Porém, um dos principais empecilhos que existem para que esta educação ocorra de forma eficaz e igualitária é a ausência de sinais específicos. Estes, se existissem, dinamizariam o trabalho de intérpretes e professores no auxílio ao surdo na depreensão das diferentes áreas do conhecimento. Principalmente o conteúdo de biologia, o qual contém inúmeros termos e conceitos científicos próprios, como é o caso da entomologia, o qual torna-se de difícil compreensão, devido a ausência de sinais que representem seus termos e conceitos. Neste estudo foram analisados nove glossários de Libras, tanto impressos como online e 28 vídeos contidos na plataforma de compartilhamento do YouTube. Com isso foram encontrados 29 sinais que podem ser utilizados dentro da área da entomologia. Contudo, a grande maioria dos vocábulos encontrados fazem referência aos nomes dos insetos, como borboleta, abelha e mosca, faltando assim termos mais específicos para a área da ciência, e da própria entomologia, já que todos os glossários analisados abordam vocábulos mais generalistas, faltando-lhes especificidades. Sendo assim, foram criados 70 sinais, abrangendo as categorias taxonômicas e morfologia básica de Insecta. Os sinais foram dicionarizados juntamente com os sinais já existentes e publicados na plataforma de compartilhamento do YouTube.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-16T23:44:13Z No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 689250 bytes, checksum: 1063b3efa7d407b94374b18cf4b37a93 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 689250 bytes, checksum: 1063b3efa7d407b94374b18cf4b37a93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAPELETTI.pdf: 689250 bytes, checksum: 1063b3efa7d407b94374b18cf4b37a93 (MD5) Previous issue date: 2019-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEntomologiapt_BR
dc.titleLibras na entomologia: um levantamento bibliográfico e criação de sinaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPELETTI.pdf673,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.