Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ohlweiler, Mariane Inês-
dc.creatorDuarte, Raffaella Pfeifer-
dc.date2019-11-19-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:10:00Z-
dc.date.available2022-03-08T13:10:00Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5092-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the perceptions about the rape culture of undergraduate university students of the Federal University of Fronteira Sul, Campus Realeza Paraná are constituted. Given that, in the school context, when faced with certain speeches of some teacher, students may take certain practices as naturalized, the purpose of this research is to analyze the perceptions of future teachers about themes related to the culture of the teacher rape. This research was qualitative and quantitative and the production of data was performed through an online questionnaire containing forty-one questions, which were interspersed between objective and discursive questions. Analyzing the participants perceptions about the culture of rape, it was possible to realize that most consider that this culture exists (91.7%), bringing along its answers elements that constitute the same, such as: the history of society marked by patriarchy; the machismo; the naturalization of rape; the blaming of the victim; as well as the sexualization and objectification of women. It is noticeable how much the culture of rape involves a broad discursive plot, proof of this was the amount of choices by the option “society” as one of the forms of propagation of that culture, which denotes the understanding of the participants about the variety of discourses that are overlap and go far beyond isolated influences. Although the theme culture of rape has recently gained repercussion in Brazil, the various practices that constitute this culture are in fact historical, that is, it is rooted in the history of our society. But, once these practices gain proportion and are the subject of debate, they become objects of analysis. Thus, it is necessary that the different practices that constitute the culture of rape that were presented in this work be analyzed and become the focus of several researches so that we can better understand how this is culturally constituted.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou compreender como se constituem as percepções sobre a cultura do estupro de estudantes universitários de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza Paraná. Em vista que, no contexto escolar ao se deparar com determinados discursos de algum(a) professor(a), os alunos poderão tomar determinadas práticas como naturalizadas, o intuito desta pesquisa é analisar as percepções de futuros professores acerca de temáticas relacionadas à cultura do estupro. Esta pesquisa teve caráter quali-quantitativo e a produção de dados foi realizada por meio de um questionário online contendo quarenta e uma questões, as quais foram intercaladas entre perguntas objetivas e discursivas. Ao analisar as percepções dos participantes acerca da cultura do estupro, foi possível perceber que a maioria considera que esta cultura existe (91,7%), trazendo no decorrer de suas respostas elementos que constituem a mesma, como: a história da sociedade marcada pelo patriarcado; o machismo; a naturalização do estupro; a culpabilização da vítima; bem como a sexualização e objetificação da mulher. É perceptível o quanto a cultura do estupro envolve uma trama discursiva ampla, prova disso foi a quantidade de escolhas pela opção “sociedade” como uma das formas de propagação da referida cultura, o que denota a compreensão dos participantes acerca da variedade de discursos que se sobrepõem e que vão muito além de influências isoladas. Embora o tema cultura do estupro tenha ganhado repercussão há pouco tempo no Brasil, as várias práticas que constituem esta cultura são de fato históricas, ou seja, a mesma está enraizada na história da nossa sociedade. Mas, uma vez que estas práticas ganham proporção e são alvos de debates, tornam-se objetos de análise. Desta forma, é necessário que as diferentes práticas que constituem a cultura do estupro as quais foram apresentadas neste trabalho sejam analisadas e se tornem foco de várias pesquisas para que possamos compreender melhor como isso se constitui culturalmente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-15T23:42:50Z No. of bitstreams: 1 DUARTE.pdf: 753161 bytes, checksum: 9dd0f189120223337d77acac80d49433 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:10:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DUARTE.pdf: 753161 bytes, checksum: 9dd0f189120223337d77acac80d49433 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:10:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DUARTE.pdf: 753161 bytes, checksum: 9dd0f189120223337d77acac80d49433 (MD5) Previous issue date: 2019-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectViolência Sexualpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.title"Elas está pedindo com essa roupa": percepções de estudantes universitárias(os) sobre a cultura do estupropt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUARTE.pdf735,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.