Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/51
Type: | Dissertação |
Title: | Tramas discursivas em cena: o espetáculo da língua inglesa em uma instituição universitária |
Author: | Maldaner, Priscila Steffens Orth |
First advisor: | Stübe, Angela Derlise |
Resume: | Esta pesquisa tem como aporte a perspectiva teórica da Análise de Discurso que considera a língua como constitutiva do sujeito e como inscrita na história. O objetivo deste trabalho é compreender como emergem representações de língua inglesa e como elas são sustentadas por diferentes discursividades que circulam em uma instituição universitária (Universidade Federal da Fronteira Sul), a partir do lugar social servidor público. Nesse sentido, para análise das sequências discursivas que articulamos neste estudo, tomamos como referência um questionário de dimensionamento respondido por servidores, cuja finalidade inicial foi a participação em um curso de capacitação em língua inglesa, oferecido pela instituição. A partir disso, com base nas regularidades, as principais propriedades discursivas que problematizamos são: a língua inglesa como instrumento de ascensão pessoal/profissional; o tempo e o espaço em consonância com a mobilidade do sujeito na contemporaneidade; e a emergência do sujeito em relação à fluência e ao ‘domínio’ da língua designada como universal. Com base nas tramas mobilizadas, interpretamos que o discurso sobre a língua inglesa aponta para uma língua-instrumento que sustenta diferentes demandas, posiçõessujeito e cujo ilusório ‘domínio’ funciona como uma ponte entre o tempo e os espaços fluidos. Ainda, como efeito das forças políticas vigentes, entendemos que nesse processo há uma tentativa constante de apagar a heterogeneidade, para que essa língua universal se sustente na ilusória homogeneidade |
Abstract: | This dissertation has as its background the theoretical perspective Discursive Analysis, which considers language as constitutive of the subject and, at the same time, embedded in history. The main goal is to get to understand how English Language representations emerge and how they are sustained by different discourses, that surround a university (Universidade Federal da Fronteira Sul), from the social place public server. Thus, for the analysis of the discourse strings that we have articulated in this study, our reference is a dimensioning questionnaire answered by servers, whose objective was to take place in an English Language Course, provided by the institution. Furthermore, based on the regularities, the main discursive properties that we questioned are: English Language as a tool for personal/professional rising; the time and space linked to the subject mobility in contemporary times; and the emerging subject in relation to the fluency and domain of the language named as universal. Based on the net mobilized, we interpreted that the discourse about English Language points out a toollanguage that supports different demand, subject-position, whose illusionary 'domain' works as a bridge between time and fluid spaces. Still, as an effect of current policies strength, we understand that in this process there is a frequent attempt to decline the heterogenic, so that this universal language can be supported in the illusionary homogeny. |
Keywords: | Representações de língua inglesa Sujeito Formações discursivas Análise do discurso |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://localhost:443/handle/prefix/51 |
Issue Date: | 12-Nov-2014 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MALDANER.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.