Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freddo, Ademir Roberto-
dc.creatorGarda, Bruna Aparecida-
dc.date2018-12-04-
dc.date.accessioned2022-03-09T18:35:19Z-
dc.date.available2022-03-09T18:35:19Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5121-
dc.description.abstractThe term Information and Communication Technologies (ICTs) can be defined as the technical means to proceed communication and to favor communication, involving hardware, software and communication networks. As ICTs are present in a number of areas, including commerce, industry and education. In education, more specifically, in the classroom is one of the main technological novelties, that is the insertion of information technology and the Internet as a way to help educators in the construction of students' knowledge. This way, the present research aimed to analyze the use of ICTs in the classroom by teachers who work in elementary education in three public schools in the Southwest of Paraná. It is a quantitative research, which the information collection occurred through questionnaires applied to teachers and school managers. The results obtained were analyzed graphically and emphasize that although they are present in schools, ICTs are little used in the classroom. In addition, teachers basically use ICTs for multimedia projections in content presentation. Therefore, there is a need to invest more in continuing education courses, with the improvement of professionals’ education regarding the use of ICTs in the classroom. The return of the research presents the teaching and learning activities from the present and most used ICTs of by schools involved.pt_BR
dc.description.resumoA expressão Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pode ser definida como os meios técnicos para proceder à informação e favorecer a comunicação, envolvendo hardware, software e redes de comunicação. As TICs estão presentes em várias áreas, entre elas, comércio, indústria e educação. Na educação, mais especificamente, na sala de aula uma das principais novidades tecnológicas é inserção da informática e da Internet como uma forma de auxiliar os educadores na construção do conhecimento dos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolvida objetivou analisar a utilização das TICs em sala de aula, por professores que atuam no Ensino Fundamental de três escolas públicas, do Sudoeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde a coleta de informações ocorreu por meio de questionários aplicados a professores e gestores escolares. Os resultados obtidos foram analisados graficamente e destacam que apesar de estarem presente nas escolas, as TICs são pouco utilizadas em sala de aula. Além disso, os professores basicamente utilizam as TICs para projeções multimídia na apresentação de conteúdos. Portanto, evidencia-se a necessidade de investir mais em cursos de formação continuada, com aperfeiçoamento dos profissionais da educação quanto ao uso das TICs em sala de aula. A devolutiva da pesquisa apresenta propostas de atividades de ensino e aprendizagem a partir das TICs presentes e mais utilizadas pelas escolas envolvidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-22T18:42:33Z No. of bitstreams: 1 GARDA.pdf: 2408634 bytes, checksum: f7a585e8fcb1f30df226f4d0737b94ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-09T18:35:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GARDA.pdf: 2408634 bytes, checksum: f7a585e8fcb1f30df226f4d0737b94ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T18:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARDA.pdf: 2408634 bytes, checksum: f7a585e8fcb1f30df226f4d0737b94ac (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino por Computadorpt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARDA.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.