Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Linzmeier, Adelita Maria-
dc.creatorTonet, Aline Maria-
dc.date2017-11-16-
dc.date.accessioned2022-03-09T19:29:04Z-
dc.date.available2022-03-09T19:29:04Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5145-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) is organized as an interactive form of education in order to reach all citizens through a participatory and permanent action that seeks to build a critical awareness about environmental issues. However, is in the individual formation that we find ways to integrate EE by fostering perceptions of identity and belonging, in which the individuals can feel and recognize themselves as members of this space called planet. EE has become increasingly present in teacher education processes as a possibility to interact and integrate problem situations in search of a diagnosis that allows dialogue with possible solutions. The data collection of the present research was based on narratives of experiences and perceptions of eight teachers from the municipal network of two schools in the countryside of Pérola D'Oeste, PR. The aim was to investigate the actions and perspectives of EE that were or are developed in rural schools, in order to build mechanisms of reflection/intervention both personal and collective in the practices of EE. The results of the narratives enabled us to obtain notions of how the actions in EE are being carried out, as well as to involve more contextualized analyzes of perceptions of significant experiences exploring situations that emerged from the own act of to tell something. The approach with the context and with this knowledge area favored the individual, collective and contextualized reflection of the importance of EE practices for the teaching practice in the interdisciplinary development.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) está organizada como uma forma interativa de educação, com o intuito de alcançar todos os cidadãos através de uma ação participativa e permanente que busque construir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Entretanto, é na formação dos indivíduos que encontramos meios de integralizar a EA ao fomentar as percepções de identidade e pertencimento, em que os indivíduos possam sentir e reconhecer-se como membros deste espaço chamado planeta. A EA tem se tornado cada vez mais presente nos processos de formação de professores como uma possibilidade de interagir e integrar as situações problemas em busca de um diagnóstico que permita dialogar com as possíveis soluções. O levantamento de dados da presente pesquisa foi baseado em narrativas de experiências e percepções de oito professores da rede municipal de duas escolas do campo de Pérola D’Oeste, PR. O objetivo foi investigar as ações e perspectivas de EA que foram ou são desenvolvidas em escolas do campo, a fim de construir mecanismos de reflexão/intervenção seja pessoal ou coletiva nas práticas de EA. Os resultados das narrativas possibilitaram a obtenção de compreensões de como estão sendo realizadas as ações em EA, além de envolver análises mais contextualizadas das percepções das experiências significativas e explorando situações que emergiram do próprio ato de contar algo. A aproximação com o contexto e com esta área do conhecimento proporcionada pelas entrevistas favoreceu para uma reflexão individual, coletiva e contextualizada da importância de ações em EA para a prática docente no desenvolvimento interdisciplinar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-03-02T22:31:58Z No. of bitstreams: 1 TONET.pdf: 728250 bytes, checksum: 386481c17c6b13ef637672dfdad81c88 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-09T19:29:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TONET.pdf: 728250 bytes, checksum: 386481c17c6b13ef637672dfdad81c88 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T19:29:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TONET.pdf: 728250 bytes, checksum: 386481c17c6b13ef637672dfdad81c88 (MD5) Previous issue date: 2017-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Ruralpt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise das percepções de educação ambiental por professores de escolas do campo no município de Pérola D'Oeste / PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the environmental education perceptions by teachers of field schools in the municipality of Pérola D'Oeste / PRpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TONET.pdf711,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.