Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bordin, Leandro-
dc.creatorKroth, Ana Carolina-
dc.date2021-10-15-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:00:16Z-
dc.date.available2022-02-25-
dc.date.available2022-03-10T18:00:16Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5164-
dc.description.abstractThe article discusses how Environmental Education is being understood in the formation process and implemented in professional practices in the field of Environmental and Sanitary Engineering. The methodological proposal was based on applied research with a quali-quantitative approach and was developed from two movements: document research and case study. The documental research was carried out in the institutional systems of the Universidade Federal da Fronteira Sul and, in its specificity, in the Environmental and Sanitary Engineering course at the Chapecó/SC campus. In the case study, the data and information collection were the application of questionnaires to the graduates of the course and the resulting categorizations and analyzes were carried out using the Content Analysis methodology. Despite some important initiatives, the results indicate that the way in which Environmental Education is being discussed during the training process, in the majority, does not allow professionals to implement actions within the scope of the active participation of society in the prevention and resolution of socio-environmental problems.pt_BR
dc.description.resumoO artigo discute a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida no processo formativo e implementada nas práticas profissionais no campo da Engenharia Ambiental e Sanitária. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de dois movimentos: a pesquisa documental e o estudo de caso. A pesquisa documental foi realizada nos ordenamentos institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul e, na sua especificidade, no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus Chapecó/SC. No estudo de caso, a coleta de dados e informações foi realizada por meio da aplicação de questionários com os egressos do curso, e as categorizações e análises decorrentes foram feitas com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Apesar de algumas importantes iniciativas, os resultados indicam que a forma como a Educação Ambiental está sendo discutida durante o processo formativo, em grande medida, não possibilita que os profissionais implementem ações no âmbito da participação ativa da sociedade na prevenção e resolução dos problemas socioambientais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-25T12:45:26Z No. of bitstreams: 1 KROTH.pdf: 1403088 bytes, checksum: 81ce3f9a8fa35a364af3c3b574cd8e56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-10T18:00:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KROTH.pdf: 1403088 bytes, checksum: 81ce3f9a8fa35a364af3c3b574cd8e56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T18:00:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KROTH.pdf: 1403088 bytes, checksum: 81ce3f9a8fa35a364af3c3b574cd8e56 (MD5) Previous issue date: 2021-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEngenharia ambiental e sanitáriapt_BR
dc.subjectProfissionalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEducação ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitáriapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KROTH.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.