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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Moura, Neide Cardoso-
dc.contributor.referee3Ronsoni, Marcelo Luis-
dc.creatorOrso, Monise Clara-
dc.date2019-06-27-
dc.date.accessioned2022-03-31T17:04:01Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2022-03-31T17:04:01Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5233-
dc.description.resumoAtualmente encontramos um número significativo de mulheres atuando como professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e em outros países do mundo. Esse quantitativo também é percebido no ingresso nos cursos de graduação em licenciatura, especialmente na pedagogia, onde a presença feminina prevalece. Tendo em vista esse cenário social, a presente pesquisa objetivou investigar os motivos que levaram universitários a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma o fato de serem homens interferiu nessa escolha, e pode vir a influenciar a atuação no campo educacional. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi de natureza qualitativa, tendo por base a realização de um estudo bibliográfico sobre o tema abordado e também uma pesquisa empírica com estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim, utilizando grupo focal e entrevistas semiestruturadas para a obtenção de dados. Os resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica e empírica nos permitem afirmar que a desigualdade de gênero está presente nos mais diferentes espaços da nossa sociedade e permeia nossas atitudes e ações, interferindo, inclusive, na escolha e na construção de nossas carreiras profissionais. Assim sendo, potencializamos a relevância de estudos que investiguem essa problemática em nível local e regional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-18T17:52:55Z No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-31T17:04:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T17:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5) Previous issue date: 2019-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEscolha Profissionalpt_BR
dc.subjectCarreira Profissionalpt_BR
dc.subjectFormação de profissionais da educaçãopt_BR
dc.titleMasculinidades e docência na perspectiva de pedagogos em formação na região do Alto Uruguai Gaúchopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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