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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee1 | Cristofoli, Maria Silvia | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Neide Cardoso | - |
dc.contributor.referee3 | Ronsoni, Marcelo Luis | - |
dc.creator | Orso, Monise Clara | - |
dc.date | 2019-06-27 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T17:04:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08 | - |
dc.date.available | 2022-03-31T17:04:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5233 | - |
dc.description.resumo | Atualmente encontramos um número significativo de mulheres atuando como professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e em outros países do mundo. Esse quantitativo também é percebido no ingresso nos cursos de graduação em licenciatura, especialmente na pedagogia, onde a presença feminina prevalece. Tendo em vista esse cenário social, a presente pesquisa objetivou investigar os motivos que levaram universitários a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma o fato de serem homens interferiu nessa escolha, e pode vir a influenciar a atuação no campo educacional. Para tanto, o caminho metodológico percorrido foi de natureza qualitativa, tendo por base a realização de um estudo bibliográfico sobre o tema abordado e também uma pesquisa empírica com estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim, utilizando grupo focal e entrevistas semiestruturadas para a obtenção de dados. Os resultados obtidos por meio da pesquisa bibliográfica e empírica nos permitem afirmar que a desigualdade de gênero está presente nos mais diferentes espaços da nossa sociedade e permeia nossas atitudes e ações, interferindo, inclusive, na escolha e na construção de nossas carreiras profissionais. Assim sendo, potencializamos a relevância de estudos que investiguem essa problemática em nível local e regional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-18T17:52:55Z No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-31T17:04:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-31T17:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ORSO.pdf: 1221141 bytes, checksum: 32ae52feb5086ee5a91bc2c401496739 (MD5) Previous issue date: 2019-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Escolha Profissional | pt_BR |
dc.subject | Carreira Profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação de profissionais da educação | pt_BR |
dc.title | Masculinidades e docência na perspectiva de pedagogos em formação na região do Alto Uruguai Gaúcho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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