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dc.contributor.advisor1Peres, Gisele Louro-
dc.creatorMorgan, Fernanda Cássia Baú-
dc.date2018-12-15-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:13:11Z-
dc.date.available2022-04-14T19:13:11Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5279-
dc.description.resumoO presente trabalho busca apresentar as perspectivas da Educação do Campo no Brasil, onde as ações que foram emergindo se iniciaram na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade. A proposta desta pesquisa ocorre na busca dos trabalhos completos publicitados no Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia (SINECT) entre os anos de 2009 e 2016, no que tange a temática Educação do Campo. No primeiro momento, buscamos os trabalhos completos por meio do site online do evento onde obtivemos integralmente as produções de trabalhos submetidos, porém não foi encontrado nenhum trabalho que tivesse em seu título a abordagem “Educação no Campo”. Sendo assim, buscamos os artigos dentro da área do Ensino de Ciências que estavam relacionadas com as palavras chaves elencadas: Agroecologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, através de uma análise exploratória. Foram encontrados ao todo 34 trabalhos completos e percebe-se que existe pouca discussão ou quase nada com esta temática. Buscamos uma proposta de ensino voltada para a criação de composteira “ecológica” para posterior utilizar do adubo orgânico produzido em uma horta “ecológica”, para entender o processo educativo de diminuir a quantidade de resíduos de origem animal e de origem vegetal que são despejados em lixões, aterros ou até mesmo em qualquer lugar inapropriados. A proposta de ensino pensa na elaboração conjunta com os conteúdos conceituais abordados dentro do tema Composteira e Horta “ecológica”, buscando assim unir os conhecimentos das mais diferentes áreas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-07T16:28:13Z No. of bitstreams: 1 MORGAN.pdf: 666145 bytes, checksum: 87ffb19e5f57b005e8896a51f9323205 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:13:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORGAN.pdf: 666145 bytes, checksum: 87ffb19e5f57b005e8896a51f9323205 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T19:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MORGAN.pdf: 666145 bytes, checksum: 87ffb19e5f57b005e8896a51f9323205 (MD5) Previous issue date: 2018-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Ruralpt_BR
dc.subjectEcologia Agrícolapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAs perspectivas do ensino de ciências na educação do campo: a partir dos anais do SINECTpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

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