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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pacassa, Francieli-
dc.contributor.referee1Deimling, Moacir Francisco-
dc.contributor.referee2Kroth, Darlan Christiano-
dc.creatorBasquera, Guilherme Rodrigo-
dc.date2022-03-28-
dc.date.accessioned2022-06-23T17:12:04Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2022-06-23T17:12:04Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5660-
dc.description.abstractSmall business management is the great challenge for entrepreneurs that, if not overcome, can lead companies to bankruptcy. The present work aims to propose a pizza pricing model for the company Super Pizza located in the Municipality of Chapecó SC. Methodologically, the research consists of a descriptive, explanatory, case study and qualitative research, using open interviews and documental collection. The reason for carrying out this work is to contribute to price formation and business management vision, in the general panorama of the market in which the company is inserted, helping the manager to make the best decisions, making it more competitive and providing a work model for pricing. of pizzas and cost management and sales price formation. The results show that the costs and expenses that involve the activity and from that the pricing model through the adoption of variable costing and the divisor mark-up method, which consists of a management tool that allows finding prices from a index. It is concluded that the proposed study reached the objective of developing a pizza pricing model for the company from the survey of fixed and variable costs, simulation of the model and analysis of the competition. It was observed that when comparing variable and fixed costs, it is clear that variable costs are higher because it is directly related to what the company sells, so it must be periodically reviewed due to changes in costs, input prices, production, financial cost, entry of new competitors in the market and even the profile of the target audience. It turns out that the price is below the suggested price, so the company needs to update the values of its pizzas to have the net profit margin desired by the company. And use Swot Matrix data to verify opportunities, strengths, threats and weaknesses. It is important to always keep the developed pricing spreadsheet model updated with real data, in order to have a more assertive analysis.pt_BR
dc.description.resumoA gestão de pequenos negócios são o grande desafio dos empreendedores que, se não for vencido, pode levar as empresas à falência. O presente trabalho possui como objetivo propor um modelo de precificação de pizzas para a empresa Super Pizza localizada no Município de Chapecó SC. Metodologicamente a pesquisa consiste em uma pesquisa descritiva, explicativa, de estudo de caso e qualitativa, com a utilização de entrevistas abertas e coleta documental. A razão para realização deste trabalho é contribuir na formação do preço e visão de gestão de negócios, no panorama geral do mercado que a empresa está inserida, auxiliando o gestor na tomada das melhores decisões, tornando mais competitiva e disponibilizando um modelo de trabalho para precificação de pizzas e a gestão de custos e formação de preço de venda. Os resultados apontam que os custos e despesas que envolvem a atividade e a partir disso o modelo de precificação por meio da adoção do custeio variável e do método mark-up divisor, que consiste em uma ferramenta gerencial que permite encontrar os preços a partir de um índice. Conclui-se assim que o estudo proposto atingiu o objetivo de desenvolver um modelo de precificação de pizzas para a empresa a partir do levantamento dos custos fixos, variáveis, simulação do modelo e análise da concorrência. Observou-se que ao comparar os custos variáveis e fixos, percebe-se que os custos variáveis são maiores pois tem relação direta com o que a empresa vende, por isso deve ser periodicamente revista em decorrência da mudança nos custos, preços insumos, processos de produção, custo financeiro, entrada de novos concorrentes no mercado e até mesmo o perfil do público alvo. Verifica-se que o preço praticado está abaixo do preço sugerido, assim a empresa precisa realizar uma atualização de valores das suas pizzas para ter a margem líquida de lucro líquido desejado pela empresa. E utilizar os dados da Matriz Swot para verificar as oportunidades, forças, ameaças e fraquezas. Mostra-se importante sempre manter o modelo de planilha de precificação desenvolvido atualizado com os dados reais, para se ter uma análise mais assertiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-06-22T14:07:09Z No. of bitstreams: 1 BASQUERA.pdf: 584031 bytes, checksum: 4f5e7b13b28fef3579e4f77261b664e2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-23T17:12:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASQUERA.pdf: 584031 bytes, checksum: 4f5e7b13b28fef3579e4f77261b664e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T17:12:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BASQUERA.pdf: 584031 bytes, checksum: 4f5e7b13b28fef3579e4f77261b664e2 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão econômicapt_BR
dc.subjectPreço de custospt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectTomada de preçospt_BR
dc.subjectPolítica de preçopt_BR
dc.titleGestão de custos e formação de preço de venda - estudo de caso: Super Pizza Delivery - Chapecó - SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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