Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani-
dc.contributor.referee1Maia, Tatiane Silva Tavares-
dc.contributor.referee2Labes, Emerson Moises-
dc.creatorRomelus, Loobensky-
dc.date2022-04-04-
dc.date.accessioned2022-06-23T17:34:30Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-06-23T17:34:30Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5669-
dc.description.abstractIn an ever-changing world, it is extremely important that the organizations take into account their internal environment, evaluating the satisfaction rate and organizational climate in order to ensure the performance of the institution. Considering this, the present study aims to analyze the climate and satisfaction of the Varejão Romera supermarket employees, in São Paulo city. Both organizational climate and job satisfaction are understood as the employees perceptions about the organization in which they are inserted. Thereunto, the approach of this research is characterized as mixed methods research, its nature applied. Furthermore, because it is research in an organization it is characterized as field research, and regarding the specific objectives it is characterized as descriptive study. To assure the purpose of the study, a semi-structured interview was carried out via Whatsapp with the manager and owner of the supermarket and a questionnaire was applied, made available to the employees via the Google Forms tool. As for the questionnaire, it was used a model developed by Siqueira (2008) about the Organizational Climate Scale (OCS) which covered five dimensions: Satisfaction with the co-workers; Satisfaction with salary; Satisfaction with the leadership; Satisfaction with the nature of work; Satisfaction with promotions. Whereas, the Likert scale was used for both of them. According to the results achieved, it can be said that the employees feel satisfied, due to the satisfaction rate, organizational climate and job satisfaction, except for the factors of control/pressure and satisfaction with promotions in which the employees were indifferent. Therefore, some actions were suggested to improve these factors and ensure a high rate of climate satisfaction and satisfaction.pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo em constantes mudanças, é de suma importância que as organizações levem em consideração seu ambiente interno, avaliando o grau de satisfação e clima organizacional para garantir o desempenho da instituição. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o clima e satisfação dos colaboradores no supermercado Varejão Romera na cidade de São Paulo. Tanto o clima organização e satisfação no trabalho é entendido como as percepções dos colaboradores sobre a organização na qual está inserida. Para isto, a abordagem dessa pesquisa caracteriza-se como pesquisa mista, sendo que sua natureza aplicada. Além disso, por ser uma pesquisa numa organização é caracterizada como pesquisa de campo, enquanto aos objetivos específicos é caracterizado como descritiva. Para garantir o objetivo do estudo, realizou-se uma entrevista semi-estruturada via Whatsapp com o gestor e proprietário do supermercado e foi aplicado um questionário disponibilizado para os colaboradores via ferramenta google forms. Em relação ao questionário, utilizou-se um modelo desenvolvido por Siqueira (2008) sobre escala de clima organizacional (ECO), na qual é abordado cinco fatores: Apoio da chefia; Recompensa; Conforto físico; Controle/pressão; Coesão entre colegas, e outra escala desenvolvida por Siqueira (2008) sobre satisfação no trabalho (EST) que abrangeu cinco dimensões: Satisfação com os colegas; Satisfação com o salário; Satisfação com a chefia; Satisfação com a natureza do trabalho; Satisfações com as promoções. Sendo que, para ambos, foi utilizada a escala tipo Likert. De acordo com os resultados alcançados, pode-se dizer então os colaboradores se sentem satisfeitos devido ao grau de satisfação, clima organizacional e satisfação no trabalho, exceto nos fatores de controle/pressão e satisfação com as promoções que os colaboradores ficaram indiferentes. Sendo assim, sugere-se certas ações para melhorar esses fatores para garantir um alto grau de satisfação ao clima e satisfação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-06-23T11:11:46Z No. of bitstreams: 1 ROMELUS.pdf: 709243 bytes, checksum: fa80bf64b57c2dbcd45f982583f4742d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-23T17:34:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROMELUS.pdf: 709243 bytes, checksum: fa80bf64b57c2dbcd45f982583f4742d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T17:34:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROMELUS.pdf: 709243 bytes, checksum: fa80bf64b57c2dbcd45f982583f4742d (MD5) Previous issue date: 2022-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.titleClima organizacional e satisfação dos colaboradores do supermercado varejão Romera na cidade de São Paulopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMELUS.pdf692,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.