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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mocellin, Ronei Arno-
dc.contributor.referee1Trindade, Larissa de Lima-
dc.contributor.referee2Visioli, Luiz Jardel-
dc.creatorMarchese, Luiz Fernando-
dc.date2022-03-29-
dc.date.accessioned2022-06-23T17:37:31Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-06-23T17:37:31Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5670-
dc.description.abstractTechnological advances are happening faster and faster. The scenario imposed by the Covid19 pandemic accelerated some changes and accentuated the use of tools that allowed the execution of tasks during the period of social isolation. Mobile banking is one of the tools that has been gaining supporters over the last few years, allowing transactions and bank inquiries to be carried out through a mobile device connected to the internet. In this context, the study presented here was developed with the general objective of identifying the factors that influence or hinder the acceptance and use of the mobile banking service among customers of a bank branch in the municipality of Palmitos SC. Through the application of a questionnaire composed of 14 open questions with 214 customers of the aforementioned agency, it was possible to verify that mobile banking is widespread among customers. Overall, most customers have been using mobile banking for over a year and use it daily for tasks such as checking balances and statements, and making payments and transfers. The practicality and lack of time to go to the bank were identified as the main reasons for adopting the application, which is well evaluated by customers, who are satisfied with it. As for the limiting factors that make it difficult to adhere to this technology, the research showed that the lack of access to the internet or cell phone, difficulties with technologies and fear about accessing banking data via cell phone are the most significant. Therefore, to increase the number of mobile banking supporters in the bank branch studied, cultural and socioeconomic barriers are encountered. For banks, there is a need to invest in technology so that applications are increasingly safe, practical and useful for their customers.pt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos estão acontecendo cada vez mais rápido. O cenário imposto pela pandemia do Covid19 acelerou algumas mudanças e acentuou o uso de ferramentas que permitiram a execução de tarefas durante o período de isolamento social. O mobile banking é uma das ferramentas que vem ganhando adeptos ao longo dos últimos anos, permitindo que transação e consultas bancárias sejam realizadas por um dispositivo móvel conectado à internet. Nesse contexto, o estudo aqui apresentado foi desenvolvido com o objetivo geral de identificar os fatores que influenciam ou dificultam a aceitação e uso do serviço de mobile banking entre os clientes de uma agência bancária do município de Palmitos – SC. Por meio da aplicação de questionário composto por 14 questões abertas junto à 214 clientes da referida agência, foi possível constatar que o mobile banking está disseminado entre os clientes. No geral, a maioria dos clientes fazem uso do mobile banking a mais de um ano e o utilizam diariamente para tarefas como consulta de saldo e extratos, e realização de pagamentos e transferências. A praticidade e a falta de tempo de ir ao banco foram identificadas como os principais motivos de adoção ao aplicativo, que é bem avaliado pelos clientes, que se mostram satisfeitos com o mesmo. Quanto aos fatores limitantes que dificultam a adesão a essa tecnologia, a pesquisa evidenciou que ausência do acesso à internet ou telefone celular, as dificuldades com tecnologias e o receio quanto ao fato de acessar dados bancário pelo celular são as mais significativas. Sendo assim, para ampliar o número de adeptos ao mobile banking na agência bancária estudada, são encontradas barreiras culturais e socioeconômicas. Aos bancos, se observa a necessidade de investimentos em tecnologia para que os aplicativos sejam cada vez mais seguros, práticos e úteis para seus clientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-06-23T10:54:17Z No. of bitstreams: 1 MARCHESE.pdf: 1153141 bytes, checksum: 211f20422b51da851760c942e945a749 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-23T17:37:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCHESE.pdf: 1153141 bytes, checksum: 211f20422b51da851760c942e945a749 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-23T17:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCHESE.pdf: 1153141 bytes, checksum: 211f20422b51da851760c942e945a749 (MD5) Previous issue date: 2022-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAdministração de serviçospt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMobile bankingpt_BR
dc.titleAceitação e uso do mobile banking entre clientes de uma agência bancária do município de Palmitos - SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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