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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Korf, Eduardo Pavan-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Cristina Vitorino da-
dc.contributor.referee1Modler, Luís Eduardo Azevedo-
dc.contributor.referee2Silveira, Adriana Augustin-
dc.contributor.referee3Yamauchi, Vander-
dc.creatorCâmara, Catarina Monteiro da-
dc.date2022-05-
dc.date.accessioned2022-07-19T14:24:03Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2022-07-19T14:24:03Z-
dc.date.issued2022-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5747-
dc.description.resumoO descarte inadequado de resíduos perigos tem sido um risco ambiental e para a saúde humana. Embora a utilização de resíduos perigosos em novos processos e/ou produtos tem sido pouco discutido na literatura, é verificado que há possibilidade na sua utilização como uma alternativa viável tecnicamente para destinação final. O ramo da construção civil, é um dos principais consumidores de matéria-prima e a destinação desses resíduos nesse setor, além de contribuir para minimizar a extração dos recursos naturais, colabora para evitar os impactos ambientais causado por essa classe de resíduo. Nesse trabalho, buscou-se avaliar a viabilidade técnica e ambiental na utilização de resíduo de cabine de pintura da indústria metalúrgica como substituinte parcial do agregado graúdo em teores de 10, 20, 30 e 40% em misturas de concreto para fabricação de blocos intertravados. O resíduo de cabine de pintura foi classificado como Classe I – Resíduo perigoso, com diâmetro máximo de 19 mm e microestrutura porosa e irregular. Investigou-se as misturas de concreto através de análises de consistência no estado fresco, resistência a compressão, absorção de água, mineralogia, microestrutura e desempenho ambiental, visto a possibilidade da utilização com teores de até 20%. Além disso, verificou-se que as misturas de concreto influenciaram de forma positiva nos resultados de lixiviação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-07-19T13:57:15Z No. of bitstreams: 1 CÂMARA.pdf: 1756504 bytes, checksum: e64cdc0e98ce86d2e31eb92590ac5c5b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-19T14:24:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CÂMARA.pdf: 1756504 bytes, checksum: e64cdc0e98ce86d2e31eb92590ac5c5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-19T14:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CÂMARA.pdf: 1756504 bytes, checksum: e64cdc0e98ce86d2e31eb92590ac5c5b (MD5) Previous issue date: 2022-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.subjectAgregado graúdopt_BR
dc.subjectComportamento mecânicopt_BR
dc.subjectReusopt_BR
dc.subjectMisturas de concretopt_BR
dc.subjectLixiviaçãopt_BR
dc.titleUtilização de resíduo de cabine de pintura para produção de blocos de concreto intertravadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

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