Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mello, Braulio Adriano de-
dc.contributor.referee1Wuerges, Emílio-
dc.contributor.referee2Braga, Andrei de Almeida Sampaio-
dc.creatorAdamczuk, Marcos Theophilo Gobbi-
dc.date2021-10-18-
dc.date.accessioned2022-07-21T13:27:49Z-
dc.date.available2023-11-18-
dc.date.available2022-07-21T13:27:49Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5760-
dc.description.abstractDistributedsimulationsneedsynchronizationstrategiestoavoidlocalcausalityconstraint(LCC) violations, which happen when the event execution order disrespects their chronological order. Conservativestrategiesavoidsuchviolationsaltogether. Optimisticstrategiesallowcomponents to execute independently, which makes them susceptible to LCC violations. Proper synchro- nization is ensured by saving previous consistent states in checkpoints so that the simulation can rollback to a consistent state whenever a violation occurs. The process of saving checkpoints can follow various criteria, but they will always increase in number as the simulation progresses. This causes the need to remove checkpoints as the simulation evolves, to prevent memory usage to grow unboundedly. Optimistic synchronization splits into coordinated, in which control messages are used; unco- ordinated, which doesn’t have control messages whatsoever; and communication induced, in whichtheinformationusedbythecoordinationprotocolispiggybackedinapplicationmessages. In coordinated synchronization, checkpoint removal is a trivial process. This is not the case for uncoordinated synchronization and communication induced synchronization, which require the aid of algorithms whose sole purpose is checkpoint removal; they are called garbage collectors, and can also be coordinated, uncoordinated or communication induced. Asynchronous garbage collectors (the ones that are uncoordinated or communication induced) havetheadvantageofnothavingcoordinationoverhead,whichpreservessomeoftheadvantages of not using a coordinated synchronization in the first place. This work proposes a heuristic garbage collection strategy. The proposed strategy uses metrics in order to compute which checkpointsmustberemovedatanygiventime. ThesolutionwasimplementedintheDistributed Co-Simulation Backbone, a distributed heterogeneous simulation architecture that still doesn’t have a garbage collection implementation.pt_BR
dc.description.resumoSimulações distribuídas necessitam de estratégias de sincronização para evitar o problema de violação de tempo onde eventos são executados fora de sua ordem temporal. Estratégias conservadoras evitam violação do tempo. Estratégias otimistas permitem que componentes de um modelo evoluam no tempo de forma independente sendo, então, sujeitas a violação de tempo. Para garantir a sincronização, estados consistentes no tempo de simulação são salvos para que possam ser recuperados através de operações de retrocesso. Os estados salvos são chamados de checkpoints. Os checkpoints podem ser salvos seguindo diversos critérios, mas o número decheckpointssempre cresceconforme asimulação evolui. Issoimplica nanecessidade de remover checkpoints conforme a simulação avança, para que o uso de memória não cresça indefinidamente. A sincronização otimista divide-se entre coordenada, onde são usadas mensagens de controle; não coordenada, onde não existem mensagens de controle; e orientada a comunicação, onde as informações utilizadas pelo algoritmo de sincronização são propagadas juntamente às men- sagens de aplicação. Na sincronização coordenada, os algoritmos de coordenação tornam a remoção de checkpoints um processo trivial. Nas sincronizações não coordenada e orientada a comunicação, existem algoritmos com o propósito exclusivo de remover checkpoints perio- dicamente, denominados de garbage collectors, que, assim como algoritmos de coordenação, podem fazer uso ou não de mensagens de controle. Garbage collectors assíncronos (os que são não coordenados ou orientados a comunicação) têm a vantagem de não sofrer com overhead das mensagens de controle, fazendo com que sejam mantidas parte das vantagens de não usar sincronização coordenada na execução da simulação distribuída. Este trabalho propõe um método de garbage collection assíncrono heurístico. O método proposto utiliza métricas de retrocesso para calcular quais checkpoints devem ser remo- vidos a cada momento. A solução foi implementada no Distributed Co-Simulation Backbone, uma arquitetura de simulação heterogênea distribuída, que, até o presente momento, não possui uma implementação de garbage collector.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-07-20T12:40:02Z No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 10360854 bytes, checksum: 1f63d5ad59a66612fc2c085a4d2d431b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-21T13:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 10360854 bytes, checksum: 1f63d5ad59a66612fc2c085a4d2d431b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-21T13:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADAMCZUK.pdf: 10360854 bytes, checksum: 1f63d5ad59a66612fc2c085a4d2d431b (MD5) Previous issue date: 2021-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGarbage collectionpt_BR
dc.subjectSimulação distribuídapt_BR
dc.subjectSincronização otimistapt_BR
dc.subjectCheckpointspt_BR
dc.titleGarbage collector assíncrono em simulação distribuídapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAMCZUK.pdf10,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.