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dc.contributor.advisor1Botelho, Louise de Lira Roedel-
dc.contributor.referee1Barth, Enise-
dc.contributor.referee2Anes, Carlos Eduardo Ruschel-
dc.creatorBack, Jonathan Cantini-
dc.date2022-03-02-
dc.date.accessioned2022-10-17T15:41:01Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-17T15:41:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5916-
dc.description.abstractThe present study identifies the evolution of the theme of customer satisfaction in the retail sector in organizational studies in the annals of EnANPAD in the years 2011 to 2021. In carrying out this study, the quantitative bibliometric methodology of descriptive analysis was used. For the selection of scientific articles, keywords were searched, endo “retail”, “retail sector” and “customer satisfaction”. 33 articles were analyzed, 27 of them on retail, 1 on the retail sector and 5 on customer satisfaction. It can be highlighted in this study that quantitative research was the most obtained from the analyzed works, due to the variation of the topics covered, where there was a great index of the performance and efficiency of the articles, being very important management tools. It can also identify that new technologies are increasingly taking care of companies in the retail sector, where they can adapt very quickly, making it possible to improve the entire company both with customer service and for the internal and external environment of the company. same. Through the analysis of scientific articles, it was observed that it is not enough for the company to adapt to new technologies and have a good air-conditioned and well-lit environment, but what is essential is what they need to improve the service and satisfaction of their customers. So that they don't lose their customers and have new ones, it's not enough just to have a good service being polite, but you should also talk to your customer, after your purchase to know if the product you bought is working correctly and if the customer is satisfied with your purchase. Thus, the company will not only obtain this fixed customer, but also new ones because they will have confidence and security in the purchase of the product, knowing that the company cares about the customer if he liked what he purchased.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo identifica a evolução da temática da satisfação dos clientes, no setor varejista nos estudos organizacionais nos anais da EnANPAD nos anos de 2011 a 2021. Na realização desse estudo, utilizou-se a metodologia bibliométrica quantitativa de analise descritiva. Para a seleção dos artigos científicos foi buscado por palavras-chaves, sendo “varejo”, “setor varejista” e “satisfação dos clientes”. Analisou-se 33 artigos, sendo 27 deles da temática varejo, 1 do setor varejista e 5 da satisfação dos clientes. Pode ser destacado neste estudo, que a pesquisa quantitativa foi o que mais obteve dos trabalhos analisados, devido a variação dos temas abordados, onde teve uma um grande índice do desempenho e eficiência dos artigos, sendo ferramentas de gestão importante. Também pode identificar que as novas tecnologias, vêm cada vez mais tomando conta das empresas do setor varejista, onde elas conseguem se adaptar muito rapidamente, fazendo com que, consiga melhorar toda a empresa tanto com atendimento aos clientes como para o ambiente interno e externo da mesma. Através da análise dos artigos científicos, observou-se que não basta apenas a empresa, se adaptar as novas tecnologias e ter um bom ambiente climatizado e bem iluminado, mas o essencial e de que elas precisam melhora no atendimento e na satisfação dos seus clientes. Para que elas não percam seus clientes e ter novos, não basta apenas ter um bom atendimento sendo educado, mas também deve-se conversar com seu cliente, após a sua compra para saber se o produto que comprou, está funcionando corretamente e se o cliente está satisfeito com a sua compra. Assim a empresa irá obter não só esse cliente fixo, mas como novos porque eles vão ter confiança e segurança na compra do produto, por saber que a empresa se importa, com o cliente se ele gostou do que adquiriu.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2022-09-21T19:42:06Z No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 472174 bytes, checksum: f014cbaec9dcde7264af1d4ed1a24b48 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-17T15:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 472174 bytes, checksum: f014cbaec9dcde7264af1d4ed1a24b48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T15:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BACK.pdf: 472174 bytes, checksum: f014cbaec9dcde7264af1d4ed1a24b48 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.titleA satisfação de clientes em relação a empresas do setor varejista: um estudo bibliométrico entre os anos de 2011 a 2021 nos anais do EnANPADpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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