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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Felipe Mattos-
dc.creatorSouza, Deise Mari Oliveira da Costa de-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2022-10-17T16:03:31Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-10-17T16:03:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5925-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the sociocultural practices of students in the Teacher Training Course - Magisterium of Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS) based on the concepts of habitus and cultural capital developed by Pierre Bourdieu. We consider that the concepts of habitus and cultural capital allow us to understand the training of educators from a specific reality in the Brazilian countryside. The course is located in an Agrarian Reform settlement, conquered by members of the Landless Rural Workers Movement (MST) and is aimed at the children of settlers who have similar socio-structural characteristics, as their trajectory is linked to the same social group. Thus, we will use two concepts by Pierre Bourdieu to analyze the training of these professionals in a school that is based on the proposal of Rural Education. The methodology is characterized by a case study, bibliographical and documentary research will be used, having as source, books, articles and documents, in addition, the research will take place through a quantitative approach. For data processing we will use the free software “PSPP”. The results were presented in tables and graphs. Therefore, it is concluded that CECISS consolidates itself as an active agent in the promotion and problematization of the right to Rural Education, and the training course, in addition to being educational, has a formative political nature. It promotes the human formation of its students, develops a taste for its own culture, prioritizes the culture of the place in which it is inserted and works according to this reality, a reality that has different specificities because it is an Agrarian Reform settlement area, which has in its trajectory, the fight.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em analisar as práticas socioculturais dos estudantes do Curso de Formação de Docentes – Magistério do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS) com base nos conceitos de habitus e capital cultural desenvolvidos por Pierre Bourdieu. Consideramos que os conceitos de habitus e capital cultural nos permite compreender a formação de educadores/as oriundos de uma realidade específica do campo brasileiro. O curso está localizado em um assentamento da Reforma Agrária, conquistado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e é destinado aos filhos/as dos/as assentados/as que possuem características socioestruturais similares, pois, sua trajetória está atrelada a um mesmo grupo social. Desta forma, utilizaremos dois conceitos de Pierre Bourdieu para analisar a formação destes profissionais em uma escola que tem como base a proposta da Educação do Campo. A metodologia se caracteriza por estudo de caso, serão utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como fonte, livros, artigos e documentos, além disso, a pesquisa ocorreu por abordagem quantitativa. Para o processamento dos dados utilizaremos o software livre “PSPP”. Os resultados foram apresentados em quadros e gráficos. Portanto, conclui-se que o CECISS se consolida como agente ativo na promoção e problematização do direito à Educação do Campo, e o curso de formação, além de ser educativo, possui um cunho político formador. Promove a formação humana de seus estudantes, desenvolve o gosto pela própria cultura, prioriza a cultura do local em que está inserido e trabalha segundo essa realidade, realidade que possui especificidades distintas por se tratar de uma área de assentamento da Reforma Agrária, que tem em sua trajetória, a luta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-09-28T16:56:02Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 1623204 bytes, checksum: d970c33995a7438138c4f4e23b827ddb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-17T16:03:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 1623204 bytes, checksum: d970c33995a7438138c4f4e23b827ddb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T16:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 1623204 bytes, checksum: d970c33995a7438138c4f4e23b827ddb (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCostumespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.titleAnálise das práticas socioculturais dos/as estudantes do curso de formação de docentes do colégio Iraci Salete considerando os conceitos de habitus e capital cultural de Pierre Bourdieupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

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