Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Robson Olivino-
dc.contributor.advisor-co1Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee1Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee2Pierozan, Sandra Simone Höppner-
dc.creatorBasso, Crislaine Vargas-
dc.date2017-07-04-
dc.date.accessioned2022-10-20T18:39:23Z-
dc.date.available2022-09-28-
dc.date.available2022-10-20T18:39:23Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5933-
dc.description.abstractLa Geografía es la ciência responsable por los estúdios orientados a la relación entre el hombre y el espacio. Es en este que el individuo tiene contacto desde los primeiros días de la vida y, por eso, lo concepto del espacio constituye uno de los elementos de análisis más considerables de la Geografía. Durante la Educación Infantil, el niño passa por expressiva adquisiciones espaciales, lo que hace indispensable el entendimento sobre esta etapa y sus objetivos, así como el processo de la construcción del conocimiento de uma forma general. Em este contexto, esto trabajo tiene como objetivo primordial compreender el processo de la constituición de la noción espacial em los niños de la Educación Infantil y canalizar como los juegos y bromas pueden contribuir em esta constución. A partir de um sesgo constructivista, fundado em las teorias desarolladas por Jean Piaget y Bärbel Inhelder (1993) y em médio mediático de la divulgación didáctico-pedagógica, especificamente, la Magazine Nueva Escuela, hacia também, bibliografias del tópico. La metodologia aplicada em esto trabajo es cualitativa; buscando compreender y interpretar a través del análisis de los contenidos de las magazine y fuentes bibliográficas. Las muestras analizadas corresponden a las ediciones de la Magazine Nueva Escuela, de enero de 2010 a diciembre de 2016, incluyendo las ediciones especiales sobre Educación Infantil. A partir de esta investigación se puede concluir que entender los passos de la construción de la noción del espacio em los niños, contribuye em la estrutura fundamental para la constituición de relaciones espaciales siguientes. Em esta elección, los juegos y las bromas son las formas más significativas de la constituición de la noción espacial y también de los otros conocimientos em la guardería y preescola. Em ele inicio de la escolarización, las relaciones topológicas deben ser desarrolhadas por médio de atividades lúdicas, son estas las relacions espaciales elementales, responsables por la compreensión en el niño a lo largo de su vida.pt_BR
dc.description.resumoA Geografia é a ciência responsável pelos estudos voltados à relação entre o homem e o espaço. É neste que o indivíduo tem contato desde os primeiros dias de vida e, por isso, o conceito de espaço constitui um dos elementos de análise mais consideráveis da Geografia. Durante a Educação Infantil, a criança perpassa por significativas aquisições espaciais, o que torna indispensável o entendimento sobre esta etapa e seus objetivos, como também, o processo de construção do conhecimento de uma forma geral. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal compreender o processo de constituição da noção espacial nas crianças da Educação Infantil e analisar como os jogos e brincadeiras podem contribuir nesta construção. Partindo de um viés construtivista, fundamentado nas teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder (1993) e em meio midiático de divulgação didático- pedagógica, especificamente, a Revista Nova Escola, como também, bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste trabalho é qualitativa; buscando compreender e interpretar através da análise os conteúdos das Revistas e fontes bibliográficas. As amostras analisadas correspondem às edições da Revista Nova Escola, de janeiro de 2010 à dezembro de 2016, inclusive as edições especiais sobre Educação Infantil. A partir desta pesquisa pode- se concluir que entender as etapas de construção da noção espacial na criança, contribui na escolha de propostas adequadas que servem de estrutura fundamental para constituição de relações espaciais seguintes. Nessa escolha, os jogos e as brincadeiras são as formas mais significativas de constituição da noção espacial e também de outros conhecimentos na creche e pré-escola. No início da escolarização, relações topológicas devem ser desenvolvidas por meio de atividades lúdicas, são estas, as relações espaciais elementares, responsáveis pela compreensão do espaço na criança ao decorrer de sua vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-09-28T12:45:16Z No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 33175269 bytes, checksum: c643470ce2abc312a3e072a8bb7275a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-10-20T18:39:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 33175269 bytes, checksum: c643470ce2abc312a3e072a8bb7275a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-20T18:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BASSO.pdf: 33175269 bytes, checksum: c643470ce2abc312a3e072a8bb7275a8 (MD5) Previous issue date: 2017-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleConstrução das noções espaciais na educação infantil a partir de jogos e brincadeiras propostos pela Revista Nova Escola (2010-2016)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASSO.pdf32,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.